Nessa perspectiva, percebe-se que a mídia exerce uma forte influência sobre os fatos e informações da construção social. Contudo, o mau uso desse meio pode gerar uma enorme problemática, pois desse modo, muitos estão sujeitos a persuasão. Esse argumento pode ser justificado no discurso do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbles, durante a queima de livros em 10 de maio de 1993, onde obras escritas pelos judeus ou “não-alemãs” foram queimadas em praça pública, com o intuito de censurar e alienar todos aos seus ideais. Portanto, intervenções fazem-se necessárias para aplacar a censura midiática e garantir a liberdade democrática.
Outrossim, embora o holocausto tenha sido algo desumano e irracional, levantamentos mostram o quanto tem crescido a vulgarização desse massacre. A título de exemplo, uma pesquisa realizada pela antropóloga Adriana Dias, revela que aproximadamente 300 mil brasileiros desfrutam de uma literatura neonazista. Entende-se, que a elevação do números de indivíduos que seguem e enaltecem essa aspiração, apresenta-se como uma intimidação ao combate dessa problemática, logo, são cruciais medidas que impeçam a persistência do endeusamento neonazista.
Em suma, são imprescindíveis atuações por parte da mídia juntamente com o Governo para “desbanalizar” a banalização do holocausto. Assim, compete aos meios midiáticos através de divulgações, apresentar contextos históricos, fatos e materiais, a fim de esclarecer e nortear o conhecimento sobre o assunto, bem como, intervir na naturalização dessa ação. Dessa forma, almeja-se que a modernidade consiga retratar futuramente esse acontecimento, assim como Primo Levi descreveu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.