Primordialmente, a falta de responsabilidade da mídia é dos entraves do problema. Conforme o conceito de banalização do mal, da filósofa Hannah Arendt, a qual afirma que quando uma ação hostil acontece constantemente, a população deixa de vê-la como errada. Nesse sentido, o fato imposto pela pensadora, mostra que o padrão de beleza imposto pela sociedade, é intensificado por personalidades digitais, que expõem cirurgias plásticas de alto risco com tendência e desenvolvem uma influência nos seus seguidores, normalizando tais procedimentos, apenas pela ascensão social. Dessa forma, a falta de responsabilidade midiática ajuda na consolidação do problema.
Além disso, é evidente que a herança histórica deixada por uma sociedade patriarcal é uma das causas do problema. De acordo com o antropólogo Lévi-Strauss, é necessário que uma sociedade entenda o que ocorreu no passado, para compreender os problemas dos dias de hoje. Nessa perspectiva, o jornal Metrópoles afirma que 87% das operações cirúrgicas são realizadas em mulheres. Em suma, essa problemática perpetua-se em razão da imposição que a sociedade exerce sobre as mulheres em terem a aparência perfeita, principalmente para agradar aos homens. Assim, é preciso reconhecer tal legado para que o problema seja superado.
Portanto, conclui-se que o Ministério da Cultura deve promover eventos, divulgados por meio de campanhas midiáticas, em rádios e televisões, utilizando horários nobres- para alcançar o maior número de pessoas- com o propósito de refutar a ideia enraizada sobre o padrão de beleza patriarcal. Outrossim, a Secretaria de Educação deve promover debates em escolas, através de filmes e livros, acerca do assunto, incluindo perguntas com cirurgiões plásticos e psicólogos, para estudantes e seus responsáveis, explicando os malefícios físicos e mentais das cirurgias plásticas influenciadas, para que reduza a padronização do corpo feminino.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.