Vale ressaltar, a princípio, como a manipulação da mídia estimula a problemática. Assim, para Pierre Bourdieu, os mecanismos democráticos não devem ser convertidos em ferramentas opressoras. Observa-se, no entanto, que os meios de comunicação, a exemplo das redes sociais, revelam uma face opressora ao privilegiar o intitulado “padrão de beleza” imposto pela sociedade, o qual valoriza apenas corpos esteticamente aceitáveis em detrimento da saúde mental do indivíduo que, em uma exacerbada busca de cirurgias plásticas para tentar melhorar ainda mais sua beleza, perde sua autoestima ao detestar sua aparência padrão. Logo, é necessário que a mídia faça valer seu poder influenciador com vistas à edificação do sujeito quanto à questão da banalização dessas cirurgias.
É imprescindível salientar, outrossim, como o interesse lucrativo é um instigador do empecilho. A título de exemplo, Karl Marx defendia que o capitalismo é pautado pela busca por lucros, sendo que essa mentalidade se insere em diferentes âmbitos da sociedade. Por isso, segmento expressivo dos hospitais privados, imersos nessa concepção, visa a aquisição de lucros em cirurgias plásticas, manipulando, portanto, pessoas a realizarem tais procedimentos desnecessariamente. Por conseguinte, muitos desses indivíduos passam por riscos de saúde, como infecções e trombose. Urge, à vista disso, que essa procura constante por capital termine para impedir o desenvolvimento do óbice.
É imperioso, dessarte, desconstruir as bases do revés. Sob essa lógica, cabe ao governo federal, por meio do Ministério da Saúde – órgão incumbido de amparar a saúde da população – conscientizar a população acerca das consequências das excessivas cirurgias plásticas com o intuito de não só romper os preceitos estabelecidos pela mídia, mas também os dos hospitais privados. Espera-se, com essas medidas, absolver o Brasil desse contratempo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 182
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.