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''A sociedade atual está pautada no imediatismo''. Ao dizer essa frase, Zygmunt Bauman alerta sobre uma época em que não há tempo para se pensar sobre os atos. Tendo isso em vista, pode-se afirmar que a banalização das cirurgias plásticas na sociedade brasileira está ligada a esse aspecto e diretamente proporcionada pelas influências digitais e a incansável busca pela inclusão no padrão de beleza.

Na era da informação, as influências digitais são as principais responsáveis pelas tendências do momento. Guy Debord, em ''Sociedade do Espetáculo'', analisa que os indivíduos são seduzidos pelas imagens de perfeição, expostas nas mídias sociais. A partir dessa analogia, afirma-se que a divulgação de procedimentos estéticos nos meios midiáticos vem aumentando por conta da busca da perfeição, os fazendo de reféns desse ''espetáculo'' pelo resultado das cirurgias com fins estéticos; Isso faz com que tomem medidas imediatas e não premeditadas a respeito dos riscos para a saúde. Com isso, recorrem a preços baixos e má qualidade do serviço, o que coloca suas vidas em risco.

Além disso, a incansável busca pelo adentramento nos padrões de beleza através de procedimentos cirúrgicos, trivializa a ação e silencia os riscos. Dessa forma, as vítimas do padrão expõem suas vidas à situações arriscadas em prol de uma pressão estética, fundamentada na própria sociedade. Sua saúde psicológica e física são afetadas, principalmente, se o indivíduo conviver em meios que exigem contato com o público, ou até mesmo, ser um influenciador digital sujeito à críticas. Da mesma maneira que são os causadores, também são as vítimas, o que cria um ambiente tóxico aos usuários.

Portanto, as influências causadas nas redes sociais, acarretadas da busca pelo corpo idealizado como padrão, fomentam a banalização das cirurgias plásticas no Brasil. Sob essa ótica, é necessário que o Ministério da Saúde, auxiliado das redes sociais - veículo principal de comunicação e compartilhamento de informações - divulgue os riscos das cirurgias com finalidades estéticas, por meio de campanhas publicitárias, a fim de alertar a população da periculosidade e encerrar políticas casuais a respeito de situações prejudiciais à saúde da população verde-amarela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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