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Na animação “Marsha e o Urso”, são retratadas as hilárias narrativas de Marsha, uma jovem muito agitada, e do Urso, personagem que é constantemente atacado pelas travessuras da menina. Fora do desenho animado, crianças com o comportamento idêntico ao da garota são submetidas à prescrição, muitas vezes errônea, de psicofármacos, uma vez que tal prática se tornou banalizada pela sociedade tupiniquim. Isso se evidencia não só pela ineficácia do poder público, mas também pela passividade social.
Sob esse viés, convém analisar de que maneira a ineficiência da máquina pública atua no entrave. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições se tornaram “zumbis”, pois perderam a sua função social. À luz dessa perspectiva, consoante com o ideário de Bauman, os centros públicos de saúde, permeados pela precariedade infraestrutural e social, não cumprem os seus papéis originários: fornecer qualidade de vida ao corpo social. Nessa lógica, a negligência do Estado no fornecimento de um atendimento profundo e específico ao público infantil, em razão, principalmente, de escassez de profissionais da área psiquiátrica nos hospitais, leva, infelizmente, à universalização comportamental dos infantis e, consequentemente, à adoção de altas cargas medicamentosas como únicas medidas paliativas funcionais.
Outrossim, o papel passivo da população verde-amarela possui, indubitavelmente, intrínseca relação com tal caso de saúde pública. Sob essa lógica, o filme “Awake”, da plataforma “Netflix”, remonta um futuro ficcional, no qual a criança Matilda, entre toda população, é a única que consegue dormir. Na obra, sua mãe, Jill, procura, incansavelmente, o motivo de a filha ser tão especial. Todavia, o contexto hodierno é caracterizado pelo completo oposto, já que os responsáveis, tomados pelo caos da vida moderna, não conseguem gerenciar bem o tempo e, em decorrência disso, não se dedicam na realização de ações básicas, como é o caso da busca de informações com profissionais da saúde, para identificar as peculiaridades dos menores. Assim, essa falta de gestão, aliada à impaciência e ignorância da comunidade, corrobora para a naturalização do uso conveniente dos fármacos tornando, desse modo, o silenciamento social ao problema um hábito anômico.

É urgente, portanto, que os veículos midiáticos, especialmente a televisão, divulguem, por meio da exibição de propagandas nos intervalos comerciais de maior audiência, relatos de pais que tiveram seus filhos diagnosticados com algum transtorno, a exemplo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, a fim de manter um vínculo entre os interlocutores e, por conseguinte, ampliar o acesso à informação sobre o assunto. Além disso, cabe ao Poder Executivo, na figura do Ministério da Saúde, ampliar o quadro de profissionais, principalmente psicólogos e psiquiatras, por todo o trecho nacional, com o fito de fornecer alternativas pediátricas diferentes do uso restrito de psicotrópicos. Somente, então, poder-se-á observar uma realidade em que as “Marshas brasileiras” desfrutem dos prazeres oriundos da infância.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Embora a Declaração Universal dos Di[…]

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