• Avatar do usuário
#77329
“As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.” Disse o filosofo polonês Zygmunt Bauman. Nos dias de hoje em nossa sociedade, as redes sociais não são apenas de uso corriqueiro, mas fazem parte do nosso dia-a-dia, carregando nossa identidade, gostos e opiniões. Elas se tornaram a primeira janela para revelarmos quem somos e nem sempre isso é ao nosso favor. Com o avanço da tecnologia e o uso mais frequente dos sites e aplicativos de comunicação, as empresas buscam seus perfis de candidatos desejados no local em que somos mais crus; a internet. O que pode ser um incomodo para muitos, tornou-se uma ferramenta de prevenção a problemas como, principalmente, o julgamento massivo online.

Vivemos atualmente em uma era de cancelamento de pessoas e empresas se estas estiverem relacionadas a assuntos contrário ao posicionamento geral ou a moral, como o racismo, LGBTQIAfobia, misoginia e outras problemáticas. O cancelamento advindo de praticas relacionadas aos problemas supracitados, majoritariamente vem acompanhado de uma mancha na vida dos envolvidos que se torna cada vez mais difícil de se apagar, uma vez que está sendo reforçado dia a pós dia a longa memória de usuários no mundo online.

Por esse motivo, as empresas optam por analisar as redes sociais de funcionários e futuros funcionários, afim de evitar problemas internos, conflitos e processos, assim como evitar problemas externos envolvendo o linchamento virtual e o cancelamento, que sempre impacta o financeiro e a imagem da empresa. Como exemplo temos o caso da influencer gamer, na época, embaixadora da Razer, uma empresa de fabricação de tecnologia de jogos. No ano de 2019, a jovem em seu Twitter publicou alguns comentários ofensivos direcionados a comunidade gamer, que cobraram não a jovem, mas a empresa por ela ser a representante midiática deles no país. A Razer sofreu com quedas nas ações e grande impacto nas vendas, optando por demitir a jovem publicamente através de um comunicado em suas redes sociais oficiais, deixando expresso que não compactuava com tais ofensas.

Portanto, pode ser considerado legitima a preocupação da empresa com seus representantes, ou seja, seus funcionários. Na era da tecnologia e informação em que vivemos, o cuidado com nossa imagem deve ser cada dia maior, principalmente no mercado de trabalho onde nossas ações refletem o contexto geral que estamos inseridos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

#77679
Vejamos então, Victoria. Primeiramente, não sou profissional, muito menos grande entendedor da língua Portuguesa. Procuro ajudar, mas também posso, e provávelmente irei, errar.

Glossário de cores para melhor entendimento:
Esta cor para pequenas correções, geralmente algum erro pequeno de grafia, ou uso incorreto de vírgulas.
Esta cor para erros de grafia um pouco mais graves.
Esta cor para partes de sentença onde eu não compreendi muito bem, ou achei algo estranho.
Esta cor para bom uso de conectivos.
Esta cor para tópico frasal.
Esta cor para ação.
Esta cor para agente.
Esta cor para modo.
Esta cor para efeito.
Esta cor para detalhamento.

vicxtoriac escreveu:“As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.” Disse o filosofo (filósofo)polonês Zygmunt Bauman. Nos dias de hoje em nossa sociedade, as redes sociais não são apenas de uso corriqueiro, mas fazem parte do nosso dia-a-dia, carregando nossa identidade, gostos e opiniões. Elas se tornaram a primeira janela para revelarmos quem somos e nem sempre isso é ao nosso favor. Com o avanço da tecnologia e o uso mais frequente dos sites e aplicativos de comunicação, as empresas buscam seus (Seus? A quem está se referindo?) perfis de candidatos desejados no local em que somos mais crus (Como está explicando o que se retoma anteriormente, procure usar dois pontos aqui, ao invés de ponto-e-vírgula.) a internet. O que pode ser um incomodo para muitos, tornou-se uma ferramenta de prevenção a problemas como, principalmente, o julgamento massivo online.
OK. Primeiramente, o uso do repertório no começo. Talvez seja um nitpick meu, mas eu gostaria de ter visto a citação seguida de uma vírgula, sem quebra de oração. Assim: "(...) mas são uma armadilha", disse o filósofo polonês(...)". Algo assim.
Bom repertório para o tema. Não consegui encontrar seus tópicos frasais no fim da introdução. Bem, encontrei um. Onde está o outro? Uma dica seria limpar um pouco sua tese no final, para deixar mais claro o que você está estabelecendo com a redação.
vicxtoriac escreveu:Vivemos atualmente em uma era de cancelamento de pessoas e empresas se estas estiverem relacionadas a assuntos contrário (A concordância, se não me engano, puxa para o plural aqui. São os assuntos contrários.) ao posicionamento geral ou a moral, como o racismo, LGBTQIAfobia (Este termo está bem... grande e... não sei a palavra em português. Ungainly. Google diz 'desajeitado'. Talvez tente usar um dos termos menores para a comunidade, e / ou seepare a fobia em uma palavra. Como: 'fobia de LGBTQIA+', ou 'fobia de SGM (Sexual and Gender Minorities) Talvez seja só eu, mas eu imagino quem estiver lendo as redações, horas dentro da prática cansativa, e ter um termo deste tamanho. Especialmente quando a maioria das pessoas nem sequer sabem o que o acrônimo significa após o 'T'... Sei lá. Talvez seja só eu?), misoginia e outras problemáticas. O cancelamento advindo de praticas relacionadas aos problemas supracitados, majoritariamente vem acompanhado de uma mancha na vida dos envolvidos que se torna cada vez mais difícil de se apagar, uma vez que está sendo reforçado dia a pós dia a longa memória de usuários no mundo online.
Sem conector no começo. No que se refere o 'cancelamento de pessoas'? Isso ficou um pouco confuso para mim. Não consigo ver explicitamente como o parágrafo desenvolve o tópico frasal proposto. Implicitamente está lá, mas... Talvez tente ligar mais o tópico com o parágrafo? Como o julgamento 'massivo' online, específicamente, cai nisso? Talvez uma outra citação, ou uma reportagem de perseguição / difamação feita / causada por redes sociais?
vicxtoriac escreveu:Por esse motivo, as empresas optam por analisar as redes sociais de funcionários e futuros funcionários, afim de evitar problemas internos, conflitos e processos, assim como evitar problemas externos envolvendo o linchamento virtual e o cancelamento, que sempre impacta o financeiro e a imagem da empresa. Como exemplo temos o caso da influencer gamer, na época, embaixadora da Razer, uma empresa de fabricação de tecnologia de jogos. No ano de 2019, a jovem em seu Twitter publicou alguns comentários ofensivos direcionados a (Talvez esteja errado, mas penso que aqui seria à, pois se direciona a a comunidade gamer.) comunidade gamer, que cobraram não a jovem, mas a empresa por ela ser a representante midiática deles no país. A Razer sofreu com quedas nas ações e grande impacto nas vendas, optando por demitir a jovem publicamente através de um comunicado em suas redes sociais oficiais, deixando expresso que não compactuava com tais ofensas.
A influencer gamer? Que influencer gamer? Está tudo bem obscuro aqui. Ficaria difícil até procurar que pessoa está se referindo para confirmar o uso do repertório.
Consigo ver um pouco mais do julgamento massivo online aqui. Alias, mais claro que no primeiro parágrafo. Teria sido ótimo se ambos os parágrafos tivessem sido combinados em um só, pois um cobre a deficiência do outro.
vicxtoriac escreveu:Portanto, pode ser considerado legitima a preocupação da empresa com seus representantes, ou seja, seus funcionários. Na era da tecnologia e informação em que vivemos, o cuidado com nossa imagem deve ser cada dia maior, principalmente no mercado de trabalho onde nossas ações refletem o contexto geral que estamos inseridos.
Uso de conectivo no começo. Mas onde está a resolução? É esta uma redação de exposição, sem resolução no final? Se sim, está OK. Gostaria de uma tomada maior dos parágrafos anteriores, mas nada mal.
Caso seja uma redação no estilo ENEM, faltou a resolução final. Qual sua proposta para resolver o problema? Quem liderará a proposta? Como ela será feita? Qual o efeito previsto na sociedade? Detalhes que imagina que esta ação liderará?

GabrielPB , Mylike JoaoPedro72 Alexsandro […]

São muitos os casos de impunidade do sistem[…]

Bom dia pessoal, JoaoPedro72 , muito obrigado p[…]

Agora que lembrei que não é poss&iac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM