Avatar do usuário
Por franccyyyy
Quantidade de postagens
#119921
Na terceira lei de Isaac Newton, afirma que, toda ação tem uma reação. Hodiernamente os efeitos da automedicação tem consequências negativas, como o uso inadequado de antitérmicos, que podem "esconder" algo mais grave como uma infecção. Segundo pesquisas feitas pelo conselho federal de farmácia,77% dos brasileiros se automedicam sem prescrição médica, assim trazendo várias sequelas á saúde devido ao mal uso de medicamentos.

Primordialmente, é evidente que, o uso inadequado de medicamentos trás vários riscos a saúde. De acordo com a pesquisa do ministério da saúde mais de 60 mil indivíduos foram para o hospital com reações da automedicação. Nesse sentido somente ler a bula ou seguir indicações de vizinhos ou familiares não basta, medicamentos fazem parte da prescrição de tratamento que precisam ser indicados por um profissional de saúde.

Outrossim, o farmacêutico Torcísio Palhano, cita " Qualquer dor, qualquer sintoma, a pessoa já se automedica". Com isso, o uso frequente dessas drogas trazem malefícios á longo prazo, os medicamentos, com o passar do tempo, vai se degradando e pode gerar substâncias tóxicas. Além disso muitas pessoas são viciados em ingerir essas substâncias que futuramente gera uma dependência.

Em virtude do que foi mencionado, é notável que o quadro atual urge intervenções imediatas. O ministério da saúde juntamente com a Anvisa devem monitorar as farmácias que permitem vendas sem receita médica, se por virtude a drogaria solicitar á venda o estabelecimento será multado. Sendo assim, tal ação será realizada com o intuito de amenizar esses casos de automedicação. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange á questão da automedicação como hábito na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Moon199
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120004
Boa tarde, não sou corretor apenas contribuo com o trabalho da comunidade. Tendo isso em vista vou fazer uns apontamentos quanto a sua redação e pontuar de acordo com os parâmetros do enem, sabendo que a banca não foi informada.

----------------------------------------------------------
Na terceira lei de Isaac Newton, afirma que, [O certo seria "A terceira lei, ... afirma que,"]toda ação tem uma reação {TÓPICO FRASAL}. Hodiernamente os efeitos da automedicação tem consequências negativas, como o uso inadequado de antitérmicos, que podem "esconder" algo mais grave como uma infecção {REPERTÓRIO}. Segundo pesquisas feitas pelo conselho federal de farmácia,77% dos brasileiros se automedicam sem prescrição médica, assim trazendo várias sequelas á saúde devido ao mal uso de medicamentos. {REPERTÓRIO}

- Nesse parágrafo não consegui inferir sua tese, mas sim dois repertórios distintos que alertam quanto às consequências da automedicação. Me faz entender que ambos os parágrafos de desenvolvimento irão tratar de consequências
- Trazer um repertório para embasar sua fala é essencial, mas seriam necessário que você retornasse a influência de um desses repertório quanto ao tema e assim trazer suas teses (Que serão discutidas nos desenvolvimentos)

Primordialmente, é evidente que, o uso inadequado de medicamentos trás [traz] vários riscos a saúde {TÓPICO FRASAL}. De acordo com a pesquisa do ministério da saúde mais de 60 mil indivíduos foram para o hospital com reações da automedicação {REPERTÓRIO}. Nesse sentido [vírgula] somente ler a bula ou seguir indicações de vizinhos ou familiares não basta, medicamentos fazem parte da prescrição de tratamento que precisam ser indicados por um profissional de saúde. {EXPLICAÇÃO}

- Atente-se ao seu tópico frasal, você afirma que o uso inadequado traz vários riscos, em seguida traz um repertório falando de uma consequência da automedicação, na sua explicação você fala da importância de se consultar com o profissional. Pelo que entendo, não foram aprofundadas as consequências da automedicação e não foram trazidos riscos à saúde da automedicação, faltou melhor desenvolvimento desses argumentos.

Outrossim, o farmacêutico Torcísio Palhano, cita " Qualquer dor, qualquer sintoma, a pessoa já se automedica" {TÓPICO FRASAL}. Com isso, o uso frequente dessas drogas trazem malefícios á longo prazo, os medicamentos, com o passar do tempo, vai se degradando e pode gerar substâncias tóxicas [Sugestão: Vão se degradando e podem gerar / Degradam-se e foram substâncias tóxicas]. {EXPLICAÇÃO} Além disso muitas pessoas são viciados em ingerir essas substâncias que futuramente gera uma dependência. {EXPLICAÇÃO}

- Qual o embasamento da informação de que muitas pessoas são viciadas?
- Faltou maior aprofundamento nas consequências da automedicação.

Em virtude do que foi mencionado, é notável que o quadro atual urge intervenções imediatas. O ministério da saúde juntamente com a Anvisa devem monitorar as farmácias que permitem vendas sem receita médica, se por virtude a drogaria solicitar á venda o estabelecimento será multado. Sendo assim, tal ação será realizada com o intuito de amenizar esses casos de automedicação. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange á questão da automedicação como hábito na sociedade brasileira.

- A conclusão possui agente, ação, efeito, detalhamento e modo. Mas está um pouco confusa, não fica claro quem o modo como esse monitoramento seria realizado.

--------------
Desde já parabéns pela redação, vejo que você tem um bom repertório de conectivos, entendi de maneira geral qual seria seu objetivo, mas falta maior aprofundamento dos argumentos, o que deveria ser dissertativo argumentativo aparenta ser expositivo (Uma falha grave)
Recomendo que se aprofunde um pouco mais na estrutura da introdução, para facilitar seu trabalho no momento de construir os desenvolvimentos, e também para que o leitor não se perca.

Tente seguir a estrutura clássica em um momento inicial para ir entendendo como aplicar a sua maneira. Recomendo esse material de apoio: material-de-apoio-para-os-corajosos-t43700.html
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
45 Exibições
por Irisbmarques
0 Respostas 
28 Exibições
por maryy7tae
A automedicação como hábito da sociedade
por 78003    - In: Outros temas
0 Respostas 
81 Exibições
por 78003
2 Respostas 
130 Exibições
por Luciano15g
0 Respostas 
88 Exibições
por Samirasfz
2 Respostas 
350 Exibições
por Eduarda77p
0 Respostas 
182 Exibições
por Millezxh
0 Respostas 
75 Exibições
por larabbbartz
estratégias para estimular o habito da leitura
por CAROL1    - In: Outros temas
0 Respostas 
429 Exibições
por CAROL1
0 Respostas 
69 Exibições
por Letyciaa

Alguém pode corrigir por favor? Lauany25 […]

Que bom que você perguntou! Eu tinha conside[…]

Oi, lais458 . Vou ser breve. No filme "[…]

Imagina, Nicky7 ! Desculpa por não te ajud[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM