Primeiramente, uma dos principais fatores desse problema é a invisibilidade social que permeia a vida moderna. As pessoas, muitas vezes, deixam de buscar um profissional de saúde para obter um diagnóstico adequado e acabam recorrendo às farmácias e drogarias em busca de uma solução rápida para seus problemas de saúde. No entanto, é necessário refletir minunciosamente sobre essa prática.
Somando a isso, conforme descrito pela jornalista Eliane Brum, no texto "Exaustos, correndo e dopados", a sociedade encontra-se em um momento no qual precisa produzir o tempo todo: "24 horas por dia; 7 dias por semana". Dessa forma, devido ao ritmo de vida acelerada, grande parte da sociedade não dá a devida importância ao autodiagnóstico, uma vez que muitos não dispõem de tempo para agendar e comparecer a consultas médicas. Essa constatação pode ser feita, visto que a falta de consciência dos riscos envolvidos leva muitas pessoas a automedicar-se, muitas vezes baseadas apenas em informações encontradas na internet ou em recomendações de amigos. No entanto, essa prática irresponsável pode ter graves consequências para a saúde.
Portanto, é fundamental refletir e intervir na prática do uso de medicamentos sem a indicação médica, visando à promoção da saúde e da harmonia social. A conscientização da população, as campanhas de prevenção e a regulamentação mais rigorosa são estratégias que podem contribuir para reduzir esses problemas. Somente assim poderemos garantir uma sociedade mais saudável e segura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.