Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#58596
Arte urbana não é crime
A arte urbana trata-se de um movimento de expressão artística, no qual os artistas abortam temas sociais como política, religião, preconceito entre outros em forma de grafite nas paredes ou em edifícios da cidade. Sob essa perspectiva o artista Eduardo Kobra ficou conhecido internacionalmente pelos seus grandes murais feitos com grafite, no qual mostra retrata as diferentes etnias existentes no Brasil de forma colorida e divertida para as pessoas que apreciam suas obras. Mas uma parte da sociedade não apoia essa forma de arte, devido à origem de onde ela surgiu, além disso, tem a criminalização apresentada pelas autoridades mesmo quando a arte é aprovada para ser realizada.
Verifica-se que o grafite, sofre muito preconceito de uma parte da sociedade, devido ao seu local de origem que é as periferias das cidades, pois as pessoas têm um pensamento diferente da grande maioria sobre alguma obra. Dessa maneira, um morador de um edifício em Belo Horizonte fez uma denúncia para embargar a obra “Hibrida Astral-Guardiã brasileira”, no qual era representada uma mulher negra de referências afro, indígenas e no universo feminino, mas o homem disse que o grafite era “de gosto duvidoso” isso tudo devido à cultura e a origem da mulher apresenta na obra. Mas a pintura foi autorizada pela assembleia de moradores.
Além disso, tem a criminalização da arte urbana por parte das autoridades, mesmo que as pinturas estivessem autorizadas e podem acabar virando casos de polícia. Nesse sentido, foi o que aconteceu com a obra “Deus é mãe” que fazia parte do projeto Circuito de Arte Urbana (Cura) em 2020, virou caso de polícia devido às escritas em pichação na moldura que fazia parte da pintura, no qual estava escrito um trecho da música “A Música da Mãe”, do ‘rapper’ Djonga. O caso segue sob sigilo e mais informações vão confirmar se houve crime ambiental, isso é uma típica situação de preconceito das autoridades.
Nesse sentido, cabe a Secretaria Especial da Cultura-órgão responsável pela criação, organização e divulgação de projetos culturais, promover não só propagandas, mas também eventos, a partir das mídias sociais que mostrem a importância da arte urbana para a cidade e de como elas tão um ar mais vivo para o ambiente. Assim, espera-se que a questão seja resolvida no Brasil, impactando a maioria da população e que a sociedade não tenha mais preconceito das artes urbanas e de outras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Invisibilidade Social

[mention]sixthero art[/mention], oii, vcs podem […]

A pandemia do novo coronavírus mudou o mund[…]

Thamyres123 , por nada! precisando estamos aqui […]

Com o advento da Revolução Té[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM