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Por HermioneSS
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No final do século XIX e no começo do século XX, a representação das mulheres no mundo das artes e também na ciência no Brasil, era muito restritas por serem espaços mais representados por homens, onde geralmente eram brancos, da classe média e heterossexuais , portanto denominado como uma "área dos homens", explicando assim a escassez de obras produzidas pelas mulheres e a razão pela qual ficaram a margem de todas as produções artísticas da história da arte.
Fica evidente a ignorância a desvalorização das obras feitas pelas mulheres no Brasil, pelo simples fato de serem do gênero feminino,assim durante os séculos até hoje.Fez com que muitas tivessem receio e medo de serem rejeitadas ou ficarem "mal vistas" na sociedade.Fazendo com que uma parte significativas dessas mulheres não fossem contra o patriarcado e o machismo estrutural, para lutar pelos seus direitos e sonhos.Como citado acima a escassez, por séculos, de obras produzidas por essas artistas,esse relacionamento desigual fortemente fincado em nossa cultura,que ainda estrutura a percepção que muitas mulheres têm de si próprias.
Mesmo com o passar dos séculos e muitas coisas terem mudado para melhorar os direitos dessas mulheres de serem livres de criarem suas obras.Entretanto ainda há uma grande diferença em como a sociedade divulga essas artistas, bem como a forma como são analisadas. De acordo com o texto de apoio, Juliana Leuenrint (Coordenadora do projeto Leia Mulheres) disse: "As mulheres são menos públicas, quando conseguem ser publicadas, são menos divulgadas, premiadas e reconhecidas" alegando a falta de visibilidade social.
Face a essa análise fica evidente a necessidade de mudança comportamental de toda sociedade. .Os governantes do Brasil devem promover o desenvolvimento das artes nas escolas sem a diferença de gênero e mostrar a importância da arte das mulheres para a sociedade. A arte não tem sexo e para isso ser entendi,o governo deve criar leis que proibi os museus não darem atenção devidas a essas artistas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por juliocesarx
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#89534
No final do século XIX e no começo do século XX, a representação das mulheres no mundo das artes e também na ciência no Brasil, [remover vírgula] era muito restritas [no singular, concordando com "a representação"] por serem espaços mais representados por homens, onde [os quais] geralmente eram brancos, da classe média e [substitua o "e" por uma vírgula]heterossexuais [adicione o "e" aqui], portanto [uma vírgula] denominado como uma "área dos homens" [ficou redundante (repetitivo)], explicando assim a escassez de obras produzidas pelas mulheres e a razão pela qual ficaram a (à) margem de todas as produções artísticas da história da arte. [compreendi, você apresentou uma tese que vai falar acerca do machismo estrutural; o recomendável é apresentar os dois argumentos aqui na introdução, ou seja, além do machismo histórico, o que você vai tratar no 2° parágrafo de desenvolvimento?]
[comece com um conectivo, exemplo: "Dessa forma, fica evidente..."]Fica evidente a ignorância [e] a desvalorização das obras feitas pelas mulheres no Brasil, pelo simples fato de serem do gênero feminino assim durante os séculos até hoje. Isso]Fez com que muitas tivessem receio e medo de serem rejeitadas ou ficarem "mal vistas" na sociedade. [substitua esse ponto por uma vírgula]Fazendo com que uma parte significativas dessas mulheres não fossem contra o patriarcado e o machismo estrutural, [remover a vírgula] para lutar pelos seus direitos e sonhos.Como citado acima[inserir uma vírgula aqui] a escassez, por séculos, de obras produzidas por essas artistas,esse relacionamento desigual fortemente fincado em nossa cultura,que ainda estrutura a percepção que muitas mulheres têm de si próprias.
[Use um conectivo de adição para interligar esse parágrafo]Mesmo com o passar dos séculos e muitas coisas terem mudado para melhorar os direitos dessas mulheres de serem livres livres para | concordância] de criarem suas obras.Entretanto [erro de semântica, esse conectivo não faz sentido com o período anterior. seria mais adequado uma vírgula] ainda há uma grande diferença em como a sociedade divulga essas artistas, bem como a forma como são analisadas. De acordo com o texto de apoio [cuidado! usar os textos de apoio limitam a nota na Competência 2 para 120 pontos! se for fazer, não deixe tão explícito assim], Juliana Leuenrint (Coordenadora do projeto Leia Mulheres) disse: "As mulheres são menos públicas, quando conseguem ser publicadas, são menos divulgadas, premiadas e reconhecidas" alegando a falta de visibilidade social. por qual motivo? explique qual a relação da citação com o seu argumento]
Face a essa análise[vírgula aqui] fica evidente a necessidade de mudança comportamental de toda sociedade. [inserir um conectivo "Para tanto,", "Nesse sentido," .Os governantes do Brasil devem promover o desenvolvimento das artes nas escolas sem a diferença de gênero e mostrar a importância da arte das mulheres para a sociedade de qual forma eles devem fazer isso? por meio de quais recursos? com qual finalidade?]. A arte não tem sexo e para isso ser entendi,o [entendido, o] governo deve criar leis que proibi [proíbam] os museus ["de" | proíbam os museus de | concordância]não darem atenção devidas a essas artistas.

Oii, Hermione! Fiz algumas marcações na sua redação para você entender o que precisa ser ajustado.
Você tem que aperfeiçoar a parte de gramática, estrutura de períodos, sintaxe e concordância. No youtube tem aulas ótimas que podem te ajudar com isso, indico o professor Noslen. Estude sobre a vírgula, as principais regras de concordância verbal e nominal, os elementos da sintaxe e elementos de coesão textual.
Senti falta de um repertório sociocultural no 2° parágrafo que possa embasar o seu desenvolvimento sobre a cultura machista. É sempre bom trazer alguma área do conhecimento a mais para dar riqueza aos seus argumentos e assim provar para o corretor que o que você está falando não é um "achismo", porque tem provas e relação com algum livro, autor, período histórico, filme, série, enfim. Só não vale repetir as áreas, se já usou um livro, corta usar outro livro.
Seu 3° parágrafo faz uso do texto motivador, deixei uma marcação bem específica para isso, é um ponto bastante delicado.
Esse parágrafo também ficou muito expositivo, ou seja, você não argumentou, apenas colocou alguns fatos, mas sem opinar sobre eles. Ler redações exemplares nota 1000 e estudar elas vai te ajudar a melhorar isso.
Por fim, na conclusão, sua proposta precisa resolver os problemas que foram discutidos com 5 elementos válidos:
- Quem vai resolver?
- O que deve ser feito?
- Como fazer isso?
- Para quê fazer isso?
Ah, tem que detalhar pelo menos um desses elementos! ;)
Links de aulas úteis:


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