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Por Nie
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A 'Pichação' expressa expressões gráficas pintadas em muros e edificações das cidades, sendo que é vista como vandalismo na sociedade, não sendo aceita e nem agradável aos olhos. Nesse viés, a arte deveria ser uma ferramenta para o povo brasileiro superar as desigualdades sociais, que a atual desvalorização da arte no ensino público brasileiro e a influência desse tema na opinião pública.

Em primeira análise, é importante destacar a desvalorização da arte no ensino público brasileiro. Parafraseando a especialista da área da educação, Naura Ferreira, "a razão mais importante para incluir as artes no currículo básico é que elas fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, e uma das principais funções da escola é preservar esse patrimônio e torná-lo conhecido ". Esta declaração destaca a importância de incorporar as artes no desenvolvimento educacional de uma pessoa e valorizando a arte como meio de expressão.

A afirmação, fruto da desvalorização das artes na educação, pesa muito na cabeça dos brasileiros, criando um problema. Na opinião de Fischer, "a arte é necessária para que o homem se torne capaz de compreender e mudar o mundo", analisando que a falta de conhecimento artístico impede o indivíduo de ampliar sua perspectiva sobre a sociedade em que vive. Portanto, o desejo dos jovens brasileiros de ter oportunidades de aprender sobre arte está intimamente ligada à falta de uma consciência com possíveis movimentos sociais contra a injustiça. Resultado, os jovens tornam-se incapazes de lutar contra as marginalizações que vivem.

Sendo assim, a persistência das desigualdades sociais é causada pela falta de uma estratégia de uso da arte para lidar com o problema. O Ministério da Cultura desempenha um papel crucial na oferta de programas culturais às instituições de ensino. Diante disso, o jovem será inspirado a examinar sua própria identidade e a sociedade em que vive. Com esta consciência, cria-se uma fuga potencial do isolamento do presente para uma vida digna, graças à esperança que emergiu especificamente das artes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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