Em primeira análise, é válido ressaltar que a ineficácia da legislação eleva a problemática. Gilberto Dimenstein em sua obra "Cidadão de Papel", afirma que a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora exista no papel, não se concretiza na prática. Nesse viés, essa obra de aplica no Brasil, pois apesar de já existir uma lei que proíba a arquitetura hostil, sua fiscalização não ocorre de maneira efetiva, aumentando o número de designs desagradáveis e prejudicando a qualidade de vida dos indivíduos mais vulneráveis socialmente, uma vez que leva a sua exclusão.
Outrossim, é notório que a banalização do tema acarreta o aumento da arquitetura de exclusão. De acordo com a teoria de Karl Marx, "Silenciamento dos Discursos", alguns problemas são omitidos e consequentemente normalizados na sociedade como forma de evitá-los. Nesse sentido, os desafios da arquitetura hostil se encaixam na teoria do sociólogo, uma vez que a exclusão de grupos sem uma moradia digna tem se tornado comum entre os cidadãos, aumentando as desigualdades já existentes e marginalizando esses sujeitos.
Portanto, cabe ao Poder Executivo, por meio de investimentos, melhorar a fiscalização de locais públicos e desenvolver programas para a construção de conjuntos habitacionais, para que os sujeitos em situação de rua possam ter melhores condições de vida. Ademais, é essencial que as redes sociais promovam informações sobre a arquitetura hostil e duas consequências, a fim de erradicar o "design antimendigo".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.