Diante desse cenário, é preciso explorar o quesito sociocultural e as suas implicações na temática. De acordo com Pierre Bourdieu, "não há democracia afetiva sem um verdadeiro crítico". Sob tal perspectiva, no Brasil, a passividade na reflexão crítica do brasiliano sobre a falha de acessibilidade e má iluminação destoa do progresso beourdieusiano e, com efeito, forma cidadãos sem interesse em resolver a matriz do imbróglio. Consequentemente, essa ausência de autocrítica funciona como base para a intensificação de moradores de rua sem terem onde repousar, fato que viola, novamente, a Constituição Federal. Destarte, analisar criticamente as relações sociais de um povo essencial para dimirir o revés.
Ademais, convém destacar as folhas estatais, a esse respeito, John Rowls, na teoria do Pacto Social, enfatizou o Estado como mantenedor do bem-estar coletivo. Contudo, os impactos destacam q importância do planejamento urbano e arquitetônico que promova ambientes seguros, acessíveis e acolhedores para as comunidades. Constatam com a tese do autor, uma vez que o governo do Brasil parece não se preocupar com o enredo, tendo em vista agressões recorrentes aos moradores de rua. Com isso, é inadmissível a inoperância das esferas de poder no que tange a mitigação do viés.
Portanto, entende-se que a arquitetura hostil é um obstáculo intrínseco de raízes culturais e governamentais. Logo, o Ministério das Comunicações, por intermédio da coparticipação de programas midiáticos de alta audiência, deve discutir e elucidar o assunto, com o objetivo de mostrar as principais sequelas do problema e, de forma detalhada, esse órgão vai convidar um profissional da área para apresentar uma visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse discutido. Feito esses pontos, com a criatividade proposta por Bourdieu e o Pacto Social de Rowls, a sociedade brasileira terá uma vida digna, como prevê a Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada