• Avatar do usuário
#73409
"Toda acesso a uma alta função se serve de uma escada tortuosa" Francis Bacon. De acordo com dados do IBGE de 2010, aproximadamente dois milhões de brasileiros não têm acesso à energia elétrica. Nesse sentido percebe-se que além de ser uma utopia para várias comunidades, a democratização desse desse recurso é imprescindível tendo em vista os desdobramentos de sua falta. Desta forma, faz-se necessário discutir sobre as consequências da falta de eletricidade e as possíveis ações para amenizar a questão pautada.
Em primeiro lugar, é importante destacar que foi no período paleolítico, que o homem teve contato com a energia substancial, também conhecida como o fogo. Todavia, foi no século XVIII, que o físico americano Benjamin Franklin descobriu a energia elétrica, por meio de um mero experimento, o que foi um grande marco para a história da humanidade. A partir daí iniciou-se a luta por recursos, na qual os mais ricos fazem o bom uso e o proletariado martiriza-se. "A Batalha das Correntes" é um filme que retrata esse cenário de guerra baseado em fatos reais evidenciando as dificuldades sofridas pela população da época como por exemplo condições precárias de higiene alimentar. Ademais, contribuir com o planeta e as pessoas simultaneamente
E sobre a escassez de recursos? Por ser o país com o terceiro maior potencial hidráulico do mundo, o Brasil seria capaz de abastecer toda sua população. Entretanto, isso não acontece devido a má distribuição em razão de que grande parte da energia é importada para outros países. E além de ter um alto custo de investimento, a instalação das usinas hidrelétricas provocam diversos danos ao meio ambiente. Tornar a eletricidade popular e acessível geraria melhorias significativas para a sociedade: proporcionando melhorias na saúde pública e acesso à educação, consequentemente um crescimento econômico disparado.
Portanto, para que seja possível democratizar o acesso de forma sustentável, cabe ao Governo Federal, por meio de verbas governamentais, iniciar o processo de troca do uso de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis. Nesse caso, uma ótima estratégia seria instalar sistemas fotovoltaicos, aproveitando a energia solar; uma fonte inesgotável que não afeta a biodiversidade local. Por conseguinte, milhares de pessoas e comunidades poderão ter acesso à rede de energia, melhorando sua qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento da nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM