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"Toda acesso a uma alta função se serve de uma escada tortuosa" Francis Bacon. De acordo com dados do IBGE de 2010, aproximadamente dois milhões de brasileiros não têm acesso à energia elétrica. Nesse sentido percebe-se que além de ser uma utopia para várias comunidades, a democratização desse desse recurso é imprescindível tendo em vista os desdobramentos de sua falta. Desta forma, faz-se necessário discutir sobre as consequências da falta de eletricidade e as possíveis ações para amenizar a questão pautada.
Em primeiro lugar, é importante destacar que foi no período paleolítico, que o homem teve contato com a energia substancial, também conhecida como o fogo. Todavia, foi no século XVIII, que o físico americano Benjamin Franklin descobriu a energia elétrica, por meio de um mero experimento, o que foi um grande marco para a história da humanidade. A partir daí iniciou-se a luta por recursos, na qual os mais ricos fazem o bom uso e o proletariado martiriza-se. "A Batalha das Correntes" é um filme que retrata esse cenário de guerra baseado em fatos reais evidenciando as dificuldades sofridas pela população da época como por exemplo condições precárias de higiene alimentar. Ademais, contribuir com o planeta e as pessoas simultaneamente
E sobre a escassez de recursos? Por ser o país com o terceiro maior potencial hidráulico do mundo, o Brasil seria capaz de abastecer toda sua população. Entretanto, isso não acontece devido a má distribuição em razão de que grande parte da energia é importada para outros países. E além de ter um alto custo de investimento, a instalação das usinas hidrelétricas provocam diversos danos ao meio ambiente. Tornar a eletricidade popular e acessível geraria melhorias significativas para a sociedade: proporcionando melhorias na saúde pública e acesso à educação, consequentemente um crescimento econômico disparado.
Portanto, para que seja possível democratizar o acesso de forma sustentável, cabe ao Governo Federal, por meio de verbas governamentais, iniciar o processo de troca do uso de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis. Nesse caso, uma ótima estratégia seria instalar sistemas fotovoltaicos, aproveitando a energia solar; uma fonte inesgotável que não afeta a biodiversidade local. Por conseguinte, milhares de pessoas e comunidades poderão ter acesso à rede de energia, melhorando sua qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento da nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Preconceito Linguístico

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