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Por Arauthami
#81804
Motivação à leitura
O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes em 1889 adaptou o tema "ordem e progresso" não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para a nação, infelizmente na atualidade encontramos inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento, entre eles o Analfabetismo que se contrapõe ao símbolo pátrio, uma vez que resulta na desordem e no regresso de seu desenvolvimento. Por conseguinte, torna - se crucial analisar as causas desse revés, destacando - se a negligência governamental e a falta crítica da sociedade.
A princípio é imperioso notar a negligência do estado que potencializa o desfalque na educação sob a leitura e a escrita. A Constituição Federal de 1988 documento jurídico prevê em seu sexto artigo o direito ao ensino inerente a qualquer cidadão brasileiro. Sob essa ótica devido à baixa atuação das autoridades, os cidadãos sofrem com o desemprego e a exclusão social, pois não se sentem motivadas ou até mesmo não possuem acesso à escola, graças a falta de orientação e investimento na educação básica. Nessa perspectiva, para a concretização da lei e mudança dessa realidade, faz - se imprescindível uma intervenção estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a sociedade menos crítica, como outro fator que contribui para a manutenção da desmotivação a leitura. De acordo com Zygmunt Bauman, as "instituições zumbis" são as corporações que se mantém sem nenhuma essência, apenas existem, sem quaisquer orientações. Podemos observar que grande parte da população não possuem um mecanismo de crítica, de posicionamento, apenas sobrevivem, sem nenhuma visão de futuro, contribuindo para a falta de ânimo perante os estudos e em busca de seu emprego. Logo é inadmissível, que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o analfabetismo. Com finalidade de incentivar a comunidade à leitura é preciso que a escola em conjunto do governo invista em ONGs e eventos, para integrá - las na sociedade e divulgá -las perante as mídias, motivando as pessoas sob o futuro, as integrando na sociedade. Espera - se assim que possamos manter um progresso e uma sucessiva ordem ao país descritos por Raimundo Teixeira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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