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Por wesleyy
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#51517
No filme "Como Estrelas na Terra" é retratado a sociedade atual em Índia. Nesse sentido, a narrativa revela a história de uma criança, 9 anos de idade, a personagem Ishaan que é dislexia por não saber ler e escrever, fica claro que a realidade apresentada no filme pode ser relacionada àquela no século XXI (21): os professores trataram mal às crianças e são responsáveis a serem ofendidos verbalmente ao próximo.

Em primeiro lugar, é necessário destacar que o problema nessa situação é grave, exclusão escolar. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios contínua (PNAD), a taxa de alfabetismos de pessoas com 15 anos ou mais de idade é estimada 6,6% (11 milhões de alfabetos). Assim são jovens que não concluíram ensino médio "incompleto".

Consequentemente, saíram fora da escola para trabalhar, além disso, as pessoas apresentam-se dificuldades de aprendizagem o ensino médio devido ao processo de alfabetização e letramento. Segundo filósofo polonês Zgymant Bauman " O ser humano não é nada além daquilo que a educação faz dele". Logo, a porcentagem de exclusão escolar de crianças sobe 3,2% e estudantes grávidas, 2%.

Portanto, é preciso que tenha uma proposta de intervenção. Para a alfabetização no Brasil, urge que o Ministério da Educação (MEC) crie, por meio de Secretaria de Alfabetização (Sealf), programa "O Lugar é da minha escola" e plano de ensinos especiais para crianças surdas ou qualquer tipo de deficiência. Somente assim, será possível melhorar a qualidade de ensino, com fito de transformar e motivar às crianças a se sentirem confortáveis. No Brasil, o índice de alfabetização poderá, gradativamente, diminuir em todo o território do Estado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por AnnaJuliaJu
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#51546
Linda essa introdução.

Não está clara a ideia de como os professores (o que parecia sua tese...) influenciam na questão da exclusão dos alunos. O repertório do segundo parágrafo foi bem desenvolvido, mas não teve relação com a tese, enquanto o terceiro não foi tanto assim. Trouxe muita informação sem desenvolver em cima da tese.

Na conclusão só a questão do meio/modo acho que não dá para ser considerado aquele "por meio de Secretaria de Alfabetização (Sealf)", porque ele vai entrar como um segundo agente, pois também orienta e corrdena (ele mesmo faz ações), então isso não é exatamente como será realizada a ação. Mas se você sabe que dá, use (na dúvida coloque outro meio/modo do que esse ai).

Cuidado com crase e preposições: "trata mal alguém", "motiva alguém".

Além de termos redundantes podem ser retirados e te dar mais espaço : " XXI (21)", "não concluíram ensino médio "incompleto" "

Vírgulas necessárias por ter deslocamento:
"Assim[,] são jovens "

Não dá para entender se os professores são responsáveis por ofender os outros ou se os professores são ofendidos : " os professores trataram mal às crianças e são responsáveis a serem ofendidos verbalmente ao próximo."

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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