Em primeiro lugar, é necessário destacar que o problema nessa situação é grave, exclusão escolar. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios contínua (PNAD), a taxa de alfabetismos de pessoas com 15 anos ou mais de idade é estimada 6,6% (11 milhões de alfabetos). Assim são jovens que não concluíram ensino médio "incompleto".
Consequentemente, saíram fora da escola para trabalhar, além disso, as pessoas apresentam-se dificuldades de aprendizagem o ensino médio devido ao processo de alfabetização e letramento. Segundo filósofo polonês Zgymant Bauman " O ser humano não é nada além daquilo que a educação faz dele". Logo, a porcentagem de exclusão escolar de crianças sobe 3,2% e estudantes grávidas, 2%.
Portanto, é preciso que tenha uma proposta de intervenção. Para a alfabetização no Brasil, urge que o Ministério da Educação (MEC) crie, por meio de Secretaria de Alfabetização (Sealf), programa "O Lugar é da minha escola" e plano de ensinos especiais para crianças surdas ou qualquer tipo de deficiência. Somente assim, será possível melhorar a qualidade de ensino, com fito de transformar e motivar às crianças a se sentirem confortáveis. No Brasil, o índice de alfabetização poderá, gradativamente, diminuir em todo o território do Estado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.