Por rafaelatorri
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A condição educacional de um país é estritamente ligada à maneira que o Estado investe e contribui para que todas as regiões avancem de maneira igualitária. Como representado no início do filme nacional Central do Brasil, o analfabetismo funcional é uma realidade presente dentre as falhas na educação do país, impossibilitando as pessoas em questão de compreender um texto. Esse desafio permanece principalmente devido a falta de investimentos e má administração de recursos públicos em áreas rurais e periferias, desse modo, as desigualdades socio regionais crescem devido à baixa frequência escolar, gerando ainda mais analfabetos no país.
Primeiramente, evidencia-se que as regiões do interior e periféricas do Brasil são as mais vulneráveis na questão da alfabetização, como representado no filme nacional Bacurau, onde o candidato a prefeito da cidade demonstra descaso com as necessidades básicas dos cidadãos e despeja livros em péssimas condições no chão como se fossem dejetos, atitude que reflete a realidade da falta de políticas públicas e investimento em recursos educacionais, como livros, computadores e internet para
No entanto, destaca-se que, o analfabetismo também é presente nas principais áreas metropolitanas. Segundo a Constituição de 1988, é direito de todo cidadão o acesso a uma educação de qualidade, incluindo a alfabetização. Porém, tal garantia não é cumprida a partir do momento que uma criança precisa abandonar os estudos para trabalhar e ajudar sua família financeiramente, o que acarreta na evasão escolar e eventualmente no analfabetismo do indivíduo.
Diante do exposto, é possível perceber que o analfabetismo funcional ainda é bem presente na sociedade brasileira. Portanto, propõe-se que por meio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, seja produzido um curta metragem abordando a importância da alfabetização, e que explique o documento da Base Nacional Comum Curricular, de maneira que esse conteúdo seja transmitido por todo o Brasil e paralelo a isso, cabe ao Ministério da Educação, enviar livros didáticos e de contos para comunidades mais carente, reforçando às famílias da necessidade de alfabetizar as crianças para que as mesmas tenham mais oportunidades no futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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