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Por Eduardo92276
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#120282
A célebre escritora Djamila Ribeiro, afirma que, para combater um problema social, primeiramente, deve-se, tirá-lo da invisibilidade. Sobre essa ótica, percebe-se que a realidade contemporânea brasileira a respeito da alfabetização é invisível, visto que há um grande índice de analfabeto no país. Dentre inúmeros fatores que corroboram para essa conjuntura, destacam-se tanta a inoperância estatal, quanto à falta de influência familiar.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar a baixa atuação governamental em razão da educação no Brasil. Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, as instituições, inclusive o Estado, estão perdendo suas funções sociais, tornando-se "Instituições Zumbis". Partindo desse pressuposto de Bauman, no cenário nacional atual, é notório o grande número de analfabetos, em que, esse problema atinge o mercado de trabalho, e consequentemente a diminuição de qualificação, sendo o governo o responsável por combater esse entrave. No entanto, é preciso uma mudança de atitude de nossos governantes em prol da resolução dos analfabetismo, mantendo a alfabetização como uma questão prioritária no Brasil.
Ademais, atrelado a negligência estatal, está a falta de influência familiar em razão do pensamento arcaico. A Terceira Revolução Industrial foi um período representado por avanço tecnológico. Consoante a esse momento, desenvolveu-se um pensamento diferente em relação à demanda, na qual precisaria da formação para acompanhar essa revolução. No entanto, o pensamento antigo se manteve até os dias atuais, visto que muitas famílias vêem a alfabetização como algo inferior ao trabalho, sendo que um precisa do outro, na atualidade. Logo, isso retarda a resolução do empecilho, já que o pensamento primitivo contribui para este quadro atroz.
Portanto, ações resolutivas precisam ser tomadas em razão da alfabetização no Brasil. Para isso, cabe ao Poder Público - no dever de atender a demanda da sociedade ‐, por intermédio do Ministério da Educação, expandir a educação por áreas distintas do país, com o objetivo de atender, preferencialmente, toda a população jovem. Concomitantemente, é imprescindível que as unidades de ensinos, por meio das redes sociais ‐ como YouTube WhatsApp ‐, promovam campanhas incentivando, principalmente as famílias com pensamentos antigos, a colocarem seus filhos nos lugares deles ‐ a escola ‐, tendendo, tanto mudar essa opinião obsoleto sobre o estudo, quanto alfabetizar as futuras máquinas trabalhadoras. Feito isso, esse problema deixa de ser invisível no Brasil, como afirma Djamila Ribeiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por elizasolanum
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#120298
Oii! Vou corrigir seu texto com base no que eu sei sobre as competências

Competência 1 - 160 pontos
Você possui um bom domínio da escrita formal. No entanto, o texto possui alguns desvios gramaticais (majoritariamente concordância nominal e uso da crase) e escolhas lexicais imprecisas.

Ex 1: "Sobre essa ótica [1], percebe-se que a realidade contemporânea brasileira..."

Ex 2: "Dentre inúmeros fatores que corroboram para essa conjuntura [2], destacam-se tanta a inoperância estatal [3]..."

Ex 3: "Ademais, atrelado a [4] negligência estatal, está a falta de influência familiar em razão do pensamento arcaico..."

Ex 4: "Concomitantemente, é imprescindível que as unidades de ensinos [5]..."

[1]: Sob essa ótica*

[2]: O verbo corroborar não deve ser seguido de preposição, então seria "corroboram essa conjuntura".

[3]: tantO a inoperância estatal*

[4]: atreladA à (a influência familiar está atrelada a negligência estatal)

[5]: unidades de ensino*

Competência 2 - 200 pontos
Entendeu bem a proposta.

No desenvolvimento 1 você citou o conceito de instituições zumbis, acho que faltou detalhar um pouco mais as formas que o Estado neglicencia o problema para o repertório conectar bem com o texto.

No desenvolvimento 2, a relação de repertório com a tese tá ótima.

Competência 3 - 160 pontos

O texto é bem direcionado mas sinto que faltou aprofundar um pouco a respeito da inoperância estatal, como eu disse na competência 2, mas sem ligação com o repertório e sim com a tese apresentada na introdução.

Seu desenvolvimento 2 tá excelente.

Competência 4 - 200 pontos
Seu texto tem fluidez e boa estratégia coesiva.


Competência 5 - 200 pontos

Você apresentou duas propostas, acho que a primeira faltou explorar mais o fator efeito. A segunda tá bem completa.

NOTA: 920

Parabéns! Continue escrevendo! <3
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