Em primeiro lugar, cabe ressaltar a baixa atuação governamental em razão da educação no Brasil. Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, as instituições, inclusive o Estado, estão perdendo suas funções sociais, tornando-se "Instituições Zumbis". Partindo desse pressuposto de Bauman, no cenário nacional atual, é notório o grande número de analfabetos, em que, esse problema atinge o mercado de trabalho, e consequentemente a diminuição de qualificação, sendo o governo o responsável por combater esse entrave. No entanto, é preciso uma mudança de atitude de nossos governantes em prol da resolução dos analfabetismo, mantendo a alfabetização como uma questão prioritária no Brasil.
Ademais, atrelado a negligência estatal, está a falta de influência familiar em razão do pensamento arcaico. A Terceira Revolução Industrial foi um período representado por avanço tecnológico. Consoante a esse momento, desenvolveu-se um pensamento diferente em relação à demanda, na qual precisaria da formação para acompanhar essa revolução. No entanto, o pensamento antigo se manteve até os dias atuais, visto que muitas famílias vêem a alfabetização como algo inferior ao trabalho, sendo que um precisa do outro, na atualidade. Logo, isso retarda a resolução do empecilho, já que o pensamento primitivo contribui para este quadro atroz.
Portanto, ações resolutivas precisam ser tomadas em razão da alfabetização no Brasil. Para isso, cabe ao Poder Público - no dever de atender a demanda da sociedade ‐, por intermédio do Ministério da Educação, expandir a educação por áreas distintas do país, com o objetivo de atender, preferencialmente, toda a população jovem. Concomitantemente, é imprescindível que as unidades de ensinos, por meio das redes sociais ‐ como YouTube WhatsApp ‐, promovam campanhas incentivando, principalmente as famílias com pensamentos antigos, a colocarem seus filhos nos lugares deles ‐ a escola ‐, tendendo, tanto mudar essa opinião obsoleto sobre o estudo, quanto alfabetizar as futuras máquinas trabalhadoras. Feito isso, esse problema deixa de ser invisível no Brasil, como afirma Djamila Ribeiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.