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No filme "Mãos Talentosas",estreado em 2009,retrata-se como a educação é fundamental para a formação do ser humano. Ao logo da trama,o personagem Ben Carson é incentivado por sua mãe analfabeta á ler livros e á estudar, tornando-o um excelente neurocirurgião. Nesse contexto,fica nítido que a realidade abordada no enredo da obra destacada contém dificuldade de ser seguida no Brasil, pois aspectos de desigualdade social e de negligência estatal estão presentes no território.
Desse mote,faz-se necessário lembrar que a alfabetização está diretamente ligada à economia, apesar de elevados índices de crescimento econômico durante a história do Brasil,a educação de qualidade não assumia um eixo central nesse desenvolvimento. Contudo,por falta de infraestrutura e amparo do governo, a desigualdade social se expande e consequentemente o número de analfabetismo crescem, sendo 11 milhões de analfabetos brasileiros, segundo a pesquisa do IBGE em 2018.
Em segundo plano,na Constituição Brasileira de 1988,em seu artigo 205,determina a educação como direito de todos. Entretanto, a realidade exibida é a infração dessa lei,corrompendo o desenvolvimento pessoal,a qualificação para o trabalho e o preparo para o exercício de cidadania. Logo, enquanto houver o descumprimento do estatudo, a alfabetização será um desafio para o governo, pois consequências estruturais e econômico são notório.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para solucionar o tema. Ademais,o Ministério da Educação, urge que faça atividades educacionais- item importante para o acompanhamento escolar-, traga informações para a conscientização da importância da alfabetização,por meio de palestras, mídia ou aplicativos, dando-lhe a motivação para ler e escrever. Somente assim,será possível a diminuição da taxa de analfabetismo, tornando a formação escolar uma prioridade no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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