Tal como o personagem desse filme, a maioria das crianças e adolescentes que se encontram em um abrigo dificilmente virão a conseguir realizar seu sonho, visto que a maioria dos pais quer crianças brancas, menores de quatro anos, saudáveis e sem irmãos, o oposto da realidade desses jovens, visto que de acordo com o Conselho Nacional de Justiça há mais de mil jovens com mais de dezesseis anos disponíveis e menos de 500 crianças até cinco anos de idade.
Ademais, estar apto a adotar uma criança leva tempo. É preciso passar por um longo processo que envolve não só avaliações psicológicas como também comprovação de segurança financeira, realização de curso para preparação dos pais adotivos e além disso é preciso a aprovação de um juiz para entrar na fila de adoção, o que pode demorar meses.
Portanto, para finalmente abolir essa triste realidade dos jovens sem família no Brasil, é dever do Estado estimular através de campanhas e projetos sociais o interesse em adotar filhos de todas as cores e idades, dando preferência aos que mais precisam de acolhimento, como por exemplo crianças com problemas de saúde. Adicionalmente, vale também ressaltar a importância de reduzir o tempo de espera para entrar na fila, de modo que evitemos assim que personagens como o descrito no primeiro parágrafo continuem representando tantas pessoas na vida real.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada