Avatar do usuário
Por nnahx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112292
Na Constituição Federal, é apontado que, legalmente, todos os cidadãos brasileiros possuem garantia do exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional a partir do Artigo 215°. Mas essa legalidade possui um alto índice de descumprimento quando a função da arte é atuar na socialização e promoção de direitos humanos. Isso ocorre por causa da negligência governamental e da falta de informação.
Nesse sentido, é possível observar que há uma carência por parte do Estado quando existe dificuldades na ressocialização dos presos na sociedade. Tal que a música "O homem na estrada", de Racionais, mostra a falha em ajudar em incluir um ex-penitenciário em um meio social. Isso se dá porque não houve um cumprimento da ação da arte prevista pela Constituição Federal no Artigo 215°.
Ademais, evidencia-se que a falta de informação permite que a população não conheça os seus direitos. Com isso, Chico Buarque, no período da ditadura militar tentou alertar a sociedade com suas músicas, uma delas é "Cálice", ressaltando a opressão e o silenciamento que viraram rotina. A partir disso, é notável que a tentativa de levar instrução e forçar um pensamento crítico ocorre, na maioria das vezes, pela arte.
Portanto, é de suma importância o reconhecimento do papel da arte em socializar o indivíduo e em promover os direitos humanos. Assim, o Ministério da Cultura deve introduzir mais cultura na sociedade por meio de apresentações teatrais e musicais que abordam temas sociais e incluam programas de arte nas penitenciárias. Isso garantirá que os seres humanos possam formar pensamento crítico e se reestruturar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Anadrielle
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112296
oláaa, tudo bem?

A sua redação ficou muito boa, principalmente os repertórios socioculturais. Só foque mais em ampliar um pouquinho seu vocabulário, com a utilização de sinônimos e afins.

Um beijo :D
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
2082 Exibições
por analarrisa72
0 Respostas 
430 Exibições
por Joenem4567
5 Respostas 
667 Exibições
por Alunaaaamed
3 Respostas 
1873 Exibições
por FlorDeRub1
0 Respostas 
162 Exibições
por gilmara2
0 Respostas 
162 Exibições
por demasdelas
1 Respostas 
127 Exibições
por Lica099
0 Respostas 
105 Exibições
por Alessandraaf
3 Respostas 
180 Exibições
por caio452
4 Respostas 
1672 Exibições
por Eduard0brrs

A Declaração dos Direitos Humanos, d[…]

Olá, sua proposta faltou alguns agentes. Re[…]

Katsmoking pode corrigir minha redaç&atil[…]

Poderiam corrigir minha redação: por[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM