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#65980
Conforme a definição do antropólogo Rodney Willian " a apropriação cultural é um mecanismo de opressão por meio do qual um grupo dominante se apodera de uma cultura inferiorizada, esvaziando de significado suas produções, costumes tradições e demais elementos". Desta maneira, em razão da industria cultural e da má formação educacional, a apropriação cultural torna-se evidente e problemática na sociedade contemporânea.

A priori, vale destacar de acordo com os filósofos Adorno e Horkheimer, que a indústria cultural tem gerado a massificação e padronização dos produtos, priorizando somente a lucratividade. Tais fatores, aliados com a desinformação, são prejudiciais pois transformam cultura em mercadoria, como a marca popular "Farm" que representou a Iemanjá— divindade de origem africana– com modelos brancas, levantando uma polêmica sobre a ausência de negras na homenagem, e assim, ocasionando o esvaziamento do significado profundo com o passado desses elementos além de inviabilizando suas origens, apenas pelo valor comercial e estético que o lucro desses produtos trazem a moda. Desta forma, afetando diretamente os grupos identitarios no enfrentamento do preconceito em suas manifestações culturais.

Outrossim, é que devido a má formação educacional muitas pessoas praticam a apropriação cultural sem ter consciência disso. Sendo assim percetível a ausência do "letramento social"— buscar estudos e compreensão de elementos simbólicos de uma etnia à qual não conhece— e por conta disso acabam por praticar o desrespeito com determinado grupo social, visto que, não se dá protagonismo ao diálogo sobre o tema. Logo, diante desse cenário, se cria a oportunidade de viabilizar a importância de outras culturas, como comenta o educador Paulo Freire " se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda".

Portanto, visando mitigar os entraves da apropriação cultural e desinformação, medidas devem ser tomadas. Cabe ao Governo Federal junto com o Ministério da Educação disponibilizar cartilhas educativas para os alunos, tendo como assunto a importância da valorização das divergentes culturas e de seus elementos que a compõem. Ademais, palestras que ajudem a disseminar informação nas comunidades, para que todos fiquem ciente da seriedade desse problema para a população. Por outro lado, a mídia, deve abrir espaço para que as afrodecendentes atuem ainda mais nesse meio profissional da moda, visiabilizando suas manifestações culturais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#66250
Estarei iniciando o processo de correção do seu texto dissertativo-argumentativo :)
----- Antes de tudo, eu não sou excelente em gramática (em vírgulas especificamente) então, darei o ponto médio nessa competência.

ps: não existe uma quantidade exata de linhas por parágrafo, mas eu gosto de ter um padrão. Vai de você! Vou apenas recomendar.

legenda:
(substituição)
palavra substituída
(estrutura)
erros
corrigido

//////////////////////////////////INTRODUÇÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
Conforme a definição do antropólogo Rodney Willian, "a apropriação cultural é um mecanismo de opressão por meio do qual um grupo dominante se apodera de uma cultura inferiorizada, esvaziando de o significado suas produções, costumes, tradições e demais elementos" (contextualização). ? (tese) Desta maneira, em razão da indústria cultural e da má formação educacional, a apropriação cultural torna-se evidente e problemática na sociedade contemporânea (encaminhamento - argumentação).

OBSERVAÇÕES: Você utilizou um bom repertorio, mas, esqueceu de implementar a tese no seu paragrafo.

/////////////////////////////////DESENVOLVIMENTO////////////////////////////////// (18 linhas - 9 para cada)
A priori (Primeiramente), vale destacar de acordo com os filósofos Adorno e Horkheimer, que a indústria cultural tem gerado a massificação e padronização dos produtos, priorizando somente a lucratividade (apresentação da ideia). (Nesse contexto,) tais fatores, aliados com a desinformação, são prejudiciais pois transformam cultura em mercadoria, como a marca popular "Farm" que representou a Iemanjá— divindade de origem africana– com modelos brancas, levantando uma polêmica sobre a ausência de negras na homenagem, e assim, ocasionando o esvaziamento do significado profundo com o passado desses elementos, além de estar inviabilizando suas origens, apenas pelo valor comercial e estético que o lucro desses produtos trazem a moda. Desta forma ,(logo), afetando diretamente os grupos identitarios (identitários) no enfrentamento do preconceito em suas manifestações culturais (encaminhamento da ideia. ? (fechamento)

OBSERVAÇÕES: Ficou ótimo, mas esqueceu do fechamento/frase de efeito. Cuidado com a quantidade de informação e de linhas :)

Outrossim, é que, devido a má formação educacional, muitas pessoas praticam a apropriação cultural sem ter consciência disso (apresentação da ideia). Sendo assim, é perceptível a ausência do "letramento social"— buscar estudos e compreensão de elementos simbólicos de uma etnia à qual não conhece— e por conta disso acabam por praticar o desrespeito com determinado grupo social, visto que, não se dá protagonismo ao diálogo sobre o tema (encaminhamento da ideia). Logo, diante desse cenário, se cria a oportunidade de viabilizar a importância de outras culturas, como comenta o educador Paulo Freire " se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda" (fechamento).

OBSERVAÇÕES: Nada a declarar sobre esse D2. Apenas atenção à escrita.

//////////////////////////////////CONCLUSÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
Portanto, visando mitigar os entraves da apropriação cultural e desinformação, medidas devem ser tomadas. Cabe ao Governo Federal junto com o Ministério da Educação disponibilizar cartilhas educativas para os alunos, tendo como assunto a importância da valorização das divergentes culturas e de seus elementos que a compõem. Ademais, palestras que ajudem a disseminar informação nas comunidades, para que todos fiquem ciente da seriedade desse problema para a população. Por outro lado, a mídia, deve abrir espaço para que as afrodecendentes atuem ainda mais nesse meio profissional da moda, visiabilizando (visibilizando) suas manifestações culturais.

agente
ação
modo/meio
finalidade
detalhamento

OBSERVAÇÕES: Conclusão incompleta. Você inseriu muitos interventores, e esqueceu de estrutura-los. Aconselho que faça no mínimo 2, para conseguir cumprir com todos os elementos ao menos em 1.

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