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#80392
A Constituição de 1988 prevê o direto ao meio ambiente equilibrado aos cidadãos. Todavia, essa garantia nem sempre é posta em prática no Brasil, onde ocorrem queimadas, as quais possuem como fatores a baixa disseminação de informação sobre suas prevenções e a carência de inovações tecnológicas que as previnam. Assim, é válido discutir ações para a problemática.

Diante desse cenário, cabe ressaltar a pouca difusão de instruções para prevenir a queima de flora como fator do problema. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de um homem determinam sua visão de mundo. Analogamente, quando o Estado não reforça, na sociedade, formas de impedir a ocorrência de queimadas, a visão social de como preveni-las é enfraquecida. Por conseguinte, podem ocorrer incêndios florestais com simples cigarros descartados erroneamente ou lixo queimado em lugares indevidos. Logo, é preciso informar a população sobre maneiras de evitar tais acontecimentos.

Ademais, a falta de novas tecnologias que impeçam a queima da flora é outro agravante. Prova dessa realidade é o fato do Brasil, segundo o Índice Global de Inovação, ser apenas o 57º país mais inovador. Entretanto, investir mais nesse setor poderia fomentar recursos de prevenção contra incêndios da vegetação brasileira, com o uso de “drones”, por exemplo. Consequentemente, essa falta de recursos tecnológicos põe em xeque a continuidade da Amazônia que, ano após ano, segue sendo carbonizada. Dessa forma, é preciso investir na criação de tecnologia que combata esse quadro.

Portanto, é imprescindível mitigar a problemática. Nesse viés, o Poder Executivo deve investir, por meio de editais para financiar projetos, em tecnologias para prevenir a queima do reino vegetal. Esses investimentos devem ser de 3% do PIB (Produto Interno Bruto), a fim de encontrar soluções tecnológicas para impedir queimadas. Paralelamente, o Governo Federal, em parceria com as diversas mídias, deve veicular vinhetas informativas sobre a prevenção de incêndios em vegetações, com o fito de conscientizar o país sobre esse tema. Dessa maneira, o Brasil facilitará o direito ao meio ambiente equilibrado, o qual está previsto em sua Carta Magna.



Please, gente, vamo se ajudar né?
Corrijo de volta, sempre que pedir.
Podem mandar lenha, tenho frescura não. :evil:
@willoliveira @Anne24 @Iurymed @thayolivb @walace @Larissarg17 @Mascarenhas @anaclaradll @anasilva1 @euanderson2 e quem mais tiver afim!
desde já, grato.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#80399
Oi @Jotaveh!!
Logo de início, já percebo que você escreve muito bem, se continuar evoluindo assim, tem grandes chances de tirar 900+. Percebi também que vc trouxe uma redação muito rica em repertórios e soube usá-los a seu favor. A estrutura no geral está muito boa, mas seria legal se na sua conclusão, você iniciasse retomando seu dois argumentos ao invés de só "Portanto, é imprescindível mitigar a problemática". Lendo algumas redações nota 1000, você perceberá que elas começam a conclusão retomando os argumentos e isso ajuda a deixar o texto encaixado. ;)
Sobre sua argumentação, não serei capaz de comentar, pois é minha maior dificuldade.
Enfim, é isso, espero ter te ajudado de alguma forma, assim como você me ajudou.
Boa noite!
#80412
Boa noite, @Jotaveh . Segue minha correção:

Percebi somente dois pequenos desvios gramaticais, elencados abaixo:

Logo, é preciso informar a (Regência inadequada do verbo informar. "Informar à população") população sobre maneiras de evitar tais acontecimentos.

Prova dessa realidade é o fato do Brasil, (Sujeito não pode ser antecedido de preposição. logo, "...é o fato de o Brasil,...) segundo o Índice Global de Inovação, ser apenas o 57º país mais inovador.

Sem mais...
Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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