• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Gi69
Quantidade de postagens
#77314
Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o direito à educação a todos, observa-se que, no Brasil hodierno, não há o cumprimento dessa garantia, uma vez que a evasão escolar é um desafio a ser superado. Sendo assim, cabe analisar a principal causa do problema: a pobreza e seu ciclo ocasionado, dentre outros fatores, pela gravizez antecipada.

Mormente, vale pontuar que a pobreza corrobora o revés. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019, no Brasil haviam 13,7 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza extrema. Uma consequência disso é o fato de muitos jovens precisarem abandonar os estudos para ajudarem a pagar as despesas de suas famílias. Essa conjuntura, inegavelmente, favorece a desigualdade educacional, já que, por isso, muitos jovens de baixa renda não conseguem ingressar na faculdade que se torna elitizada, portanto. Assim, fica nítida a necessidade de garantir a permanência dos mancebos nas escolas.

Ademais, a gravidez na adolescência também leva à evasão escolar. Segundo o portal de notícias G.1, ela um gera ciclo de pobreza, posto que as meninas que engravidam cedo, geralmente, são de baixa renda e ao terem filhos precisam sustentá-los. No entanto, por não terem concluído o Ensino Médio e , muitas vezes, nem mesmo, o Ensino Fundamental, as chances de conseguirem um emprego bem remunerado e, por conseguinte, melhorar de qualidade de vida são baixas. Logo, prevenir a gravidez antecipada é fundamental para reduzir o entrave da miséria que causa a evasão escolar.

Destarte, urge que o Ministério da Educação - responsável por políticas voltadas à educação na nação verde-amarela - obrigue a educação sexual nas escolas desde o final do Ensino Fundamental I, por meio da inserção desse conteúdo no componente curricular da disciplina de Ciências da natureza, a fim de evitar a gravidez na adolescência. Outrossim, auxiliar financeiramente estudantes de baixa renda, para que haja interrupção do ciclo de pobreza é de suma importância. Somente assim, o problema da evasão escolar será mitigado e a educação garantida, como prevê a Constituição Cidadã.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Athesui maiconpgtu anaclaradll jheromagn[…]

O artigo 6º da constituição fed[…]

O romance "Lolita " de 1955,escrito pelo[…]

Limites do humor

Atualmente, o tema limitës do humor é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM