Diante disso, a falta de informação sobre a importância de deter uma boa educação financeira torna-se um grande obstáculo à democratização. Nessa conjuntura, sob a ótica do filósofo Antonio Gramsci, o capital cria sobre a sociedade inúmeras ilusões, influenciando o que se almeja. Com isso, mediante a lógica capitalista e sua grande capacidade de persuasão consumista, gerada pelas propagandas midiáticas, percebe-se que métodos inseridos desde a juventude são fundamentais para a formação de um sujeito mais consciente, ao construir seus orçamentos pessoais, no qual desempenhe um bom controle da sua condição financeira. Assim, evitando despesas regulares que impulsionam a vulnerabilidade social e impedem a formação da responsabilidade e da independência juvenil.
Ademais, apesar de ser indispensável a abordagem dessa temática desde muito cedo no ambiente escolar, ainda constata-se uma carência evidente na construção básica do ensino financeiro. Nesse caso, conforme o filósofo grego Aristóteles, a educação é um caminho fundamental para a formação da vida pública e do bem-estar social. Entretanto, devido a Base Nacional Comum Curricular não apresentar uma disciplina específica que aborde o assunto com mais competência aos jovens, os colégios tendem a não desempenharem um caminho condizente que contribua para evolução comportamental destes. Logo, isso dificulta o processo de combate ao endividamento precoce e a desigualdade social.
Portanto, fica exposta a necessidade de medidas para introduzir a educação financeira entre os adolescentes. Destarte, a Secretaria de Educação Básica deve criar projetos nas escolas, mediante profissionais, que desempenhem uma dinâmica com jogos clássicos —como o "Banco Imobiliário", "Monopoly" e o "Jogo da Vida"—referentes ao tema, que atraiam o interesse dos jovens, com o objetivo de levar o conhecimento básico e um debate sobre a importância de possuir uma organização e um planejamento consciente do dinheiro. Assim, evitando o trabalho árduo descrito pelo livro de Kiyosaki.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.