• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#69175
A obra cinematográfica "Rango", dirigida pelo memorável Gero Verbinski, conceitua uma história relacionada com a escassez de água em uma pequena comunidade. Nessa perspectiva, a exibição foca na trajetória do personagem Rango, um camaleão que presencia o declínio social motivado pela carência desse recurso ambiental indispensável, assim, consequências como: a corrupção e a ambição desenfreada, são geradas em virtude do manuseio inadequado praticado pelo líder da vila. Fora da ficção, percebe-se que as eventualidades presentes na animação gráfica podem se associar à crise hídrica no Brasil, uma vez que o descaso governamental com o saneamento básico motiva reflexos enormes na reutilização da água e na saúde de um individuo.

Nesse sentido, cabe responsabilizar a negligência do governo em não universalizar o saneamento básico para incentivar o reúso da água e melhorar as estruturas dos esgotos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizadas pelo IBGE, em 2018 apenas 66% dos brasileiros tinha acesso à rede de coleta, sendo que em treze estados a coleta era menor que 50%, mas se considerar todo o esgoto do país, apenas 46% recebe tratamento adequado. À vista disso, é notório a ausência de condições que submetam um tratamento eficiente do esgotamento, a fim de proporcionar uma ultrafiltração funcional para a água poluída que chega nos rios, e isto está profundamente ligado à carência metodológica— para a eliminação das misturas de resíduos e sedimentos presentes no líquido— e a falta de recursos para investir no setor público. Logo, se não priorizarem mudanças, a situação só tende a piorar.

Nesse viés, nota-se que há uma quebra do "contrato social", descrito pelo filósofo John Locke, quando a ausência de atuação do estado afeta drasticamente os direitos garantidos aos cidadãos, como a água potável e o saneamento básico em prol do investimento à saúde. Sob essa ótica, segundo a análise de patologias, realizadas pelo Instituto Trata Brasil, a taxa de internações por doenças, como a diarreia, são de 190 para cada 100 mil habitantes, enquanto que entre as dez melhores cidades com saneamento básico, essas taxas caem para 68,9. Nessa lógica, é imperioso que haja mais investimento na infraestrutura, para que todos os brasileiros tenham acesso a água sustentável, logo, ocorrerá uma diminuição das doenças relacionadas ao problema.

Portanto, o Governo Federal, por meio de ONGs, como o Instituto Trata Brasil,— uma organização que trabalha para que o cidadão se informe e reivindique a universalização do saneamento básico— deve formar grupos de voluntários do saneamento local e convidar os moradores e a prefeitura para ajudar, tanto com campanhas educativas —sobre o cuidado com o esgoto e a importância hídrica —quanto com ações na comunidade, a fim de despertar o senso crítico da população ao descartarem materiais indevidos na água dos esgotos. Assim, afastando uma possível realidade do declínio social presente no filme.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 196

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#69277
@EmillyySilva, opa, se um dia eu fizer uma redação desse jeito eu faço uma festa (depois da pandemia) e te chamo.
Brincadeiras à parte, só para dizer que eu ameeeeei essa redação. Se couber no papel, perfeito, com certeza é 900+

✍🏾✍🏾INTRO✍🏾✍🏾
✅REPERTÓRIO A obra cinematográfica "Rango", dirigida pelo memorável Gero Verbinski, conceitua uma história relacionada com a escassez de água em uma pequena comunidade. ✅Nessa perspectiva, a exibição foca na trajetória do personagem Rango, um camaleão que presencia o declínio social motivado pela carência desse recurso ambiental indispensável, assim, ✅[ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO] consequências como: a corrupção e a ambição desenfreada, são geradas em virtude do manuseio inadequado praticado pelo líder da vila. ✅[LINK COM A REALIDADE] Fora da ficção, percebe-se que as eventualidades presentes na animação gráfica podem se associar à crise hídrica no Brasil, uma vez que o descaso governamental com o saneamento básico ✅ motiva reflexos enormes na reutilização da água e na saúde de um individuo.

✅TOPICO FRASAL Nesse sentido, cabe responsabilizar a negligência do governo em não universalizar o saneamento básico para incentivar o reúso da água e melhorar as estruturas dos esgotos. ✅DADO De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizadas pelo IBGE, em 2018 apenas 66% dos brasileiros tinha acesso à rede de coleta, sendo que em treze estados a coleta era menor que 50%, mas se considerar todo o esgoto do país, apenas 46% recebe tratamento adequado. ✅ARGUMENTAÇÃO À vista disso, é notório a ausência de condições que submetam um tratamento eficiente do esgotamento, a fim de proporcionar uma ultrafiltração funcional para a água poluída que chega nos rios, e isto está profundamente ligado à carência metodológica— para a eliminação das misturas de resíduos e sedimentos presentes no líquido— e a falta de recursos para investir no setor público. ✅FINALIZAÇÃO COM MARCA DE AUTORIA Logo, se não priorizarem mudanças, a situação só tende a piorar.

😉[FAÇA UM TÓPICO FRASAL CURTINHO, HEHE]✅REPERTÓRIO E ARGUMENTAÇÃO Nesse viés, nota-se que há uma quebra do "contrato social", descrito pelo filósofo John Locke, ❌quando❌[UMA VEZ QUE] a ausência de atuação do estado afeta drasticamente os direitos garantidos aos cidadãos, como a água potável e o saneamento básico em prol do investimento à saúde. ✅MAIS UM REPERTÓRIO Sob essa ótica, segundo a análise de patologias, realizadas pelo Instituto Trata Brasil, a taxa de internações por doenças, como a diarreia, são de 190 para cada 100 mil habitantes, enquanto que entre as dez melhores cidades com saneamento básico, essas taxas caem para 68,9.✅FINALIZAÇÃO Nessa lógica, é imperioso que haja mais investimento na infraestrutura, para que todos os brasileiros tenham acesso a água sustentável, logo, ocorrerá uma diminuição das doenças relacionadas ao problema.

Portanto, o✅AGENTE Governo Federal, ✅MEIO por meio de ONGs, como o Instituto Trata Brasil,—✅DETALHAMENTO uma organização que trabalha para que o cidadão se informe e reivindique a universalização do saneamento básico— ✅ACAO deve formar grupos de voluntários do saneamento local e convidar os moradores e a prefeitura para ajudar, tanto com campanhas educativas —sobre o cuidado com o esgoto e a importância hídrica —quanto com ações na comunidade, ✅FITO a fim de despertar o senso crítico da população ao descartarem materiais indevidos na água dos esgotos. ✅FINALIZAÇÃO Assim, afastando uma possível realidade do declínio social presente no filme.

💖MUITO BOOOM! NÃO SEI SE CABERIA NA FOLHA, SE A RESPOSTA FOR NÃO, RESUMA O REPERTÓRIO NA INTRO , ACHO QUE DÁ PARA RESUMIR ALGUMAS PARTES DO DESENVOLVIMENTO SEM PREJUDICAR NADA.
#69279
Eu acho que cabe na folha siiim kkkkk, acho.

Fiz uma análise mais rápida, porque quase não vi erros.

980 porque acho que faltou o TÓPICO FRASAL no D.2.
Mas sua nota com certeza seria ou ficaria em torno de 1000 pts.

😘😘🧠
#69294
Gi69 escreveu:@EmillyySilva, opa, se um dia eu fizer uma redação desse jeito eu faço uma festa (depois da pandemia) e te chamo.
Brincadeiras à parte, só para dizer que eu ameeeeei essa redação. Se couber no papel, perfeito, com certeza é 900+

✍🏾✍🏾INTRO✍🏾✍🏾
✅REPERTÓRIO A obra cinematográfica "Rango", dirigida pelo memorável Gero Verbinski, conceitua uma história relacionada com a escassez de água em uma pequena comunidade. ✅Nessa perspectiva, a exibição foca na trajetória do personagem Rango, um camaleão que presencia o declínio social motivado pela carência desse recurso ambiental indispensável, assim, ✅[ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO] consequências como: a corrupção e a ambição desenfreada, são geradas em virtude do manuseio inadequado praticado pelo líder da vila. ✅[LINK COM A REALIDADE] Fora da ficção, percebe-se que as eventualidades presentes na animação gráfica podem se associar à crise hídrica no Brasil, uma vez que o descaso governamental com o saneamento básico ✅ motiva reflexos enormes na reutilização da água e na saúde de um individuo.

✅TOPICO FRASAL Nesse sentido, cabe responsabilizar a negligência do governo em não universalizar o saneamento básico para incentivar o reúso da água e melhorar as estruturas dos esgotos. ✅DADO De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizadas pelo IBGE, em 2018 apenas 66% dos brasileiros tinha acesso à rede de coleta, sendo que em treze estados a coleta era menor que 50%, mas se considerar todo o esgoto do país, apenas 46% recebe tratamento adequado. ✅ARGUMENTAÇÃO À vista disso, é notório a ausência de condições que submetam um tratamento eficiente do esgotamento, a fim de proporcionar uma ultrafiltração funcional para a água poluída que chega nos rios, e isto está profundamente ligado à carência metodológica— para a eliminação das misturas de resíduos e sedimentos presentes no líquido— e a falta de recursos para investir no setor público. ✅FINALIZAÇÃO COM MARCA DE AUTORIA Logo, se não priorizarem mudanças, a situação só tende a piorar.

😉[FAÇA UM TÓPICO FRASAL CURTINHO, HEHE]✅REPERTÓRIO E ARGUMENTAÇÃO Nesse viés, nota-se que há uma quebra do "contrato social", descrito pelo filósofo John Locke, ❌quando❌[UMA VEZ QUE] a ausência de atuação do estado afeta drasticamente os direitos garantidos aos cidadãos, como a água potável e o saneamento básico em prol do investimento à saúde. ✅MAIS UM REPERTÓRIO Sob essa ótica, segundo a análise de patologias, realizadas pelo Instituto Trata Brasil, a taxa de internações por doenças, como a diarreia, são de 190 para cada 100 mil habitantes, enquanto que entre as dez melhores cidades com saneamento básico, essas taxas caem para 68,9.✅FINALIZAÇÃO Nessa lógica, é imperioso que haja mais investimento na infraestrutura, para que todos os brasileiros tenham acesso a água sustentável, logo, ocorrerá uma diminuição das doenças relacionadas ao problema.

Portanto, o✅AGENTE Governo Federal, ✅MEIO por meio de ONGs, como o Instituto Trata Brasil,—✅DETALHAMENTO uma organização que trabalha para que o cidadão se informe e reivindique a universalização do saneamento básico— ✅ACAO deve formar grupos de voluntários do saneamento local e convidar os moradores e a prefeitura para ajudar, tanto com campanhas educativas —sobre o cuidado com o esgoto e a importância hídrica —quanto com ações na comunidade, ✅FITO a fim de despertar o senso crítico da população ao descartarem materiais indevidos na água dos esgotos. ✅FINALIZAÇÃO Assim, afastando uma possível realidade do declínio social presente no filme.

💖MUITO BOOOM! NÃO SEI SE CABERIA NA FOLHA, SE A RESPOSTA FOR NÃO, RESUMA O REPERTÓRIO NA INTRO , ACHO QUE DÁ PARA RESUMIR ALGUMAS PARTES DO DESENVOLVIMENTO SEM PREJUDICAR NADA.
KKKKKKK acredito que minha redação não chega nem aos seus pés, você escreve muito bem mulher!💪🏻🤫👏👏

opa! churrasquinho e piscininha, a gente junta um money e faz uma festa
(aiai, olha eu passando vergonha aqui também. KKKK 🤡)

Sobre as linhas, a minha letra é pequena e fico bem apertadinho, tenho esse problema de não conseguir fazer coisa pequena (eu nasci pra fazer dicionário kkk🤡). Mas, muito obrigado pela correção, prometo resumir mais na próxima.♡ 😚🧠
#69327
vitoriaca escreveu:Roi, Emilly 8-)
Espero que esteja tudo certo com você!
Assim que possível trago uma analise, ok?

Beijão :D
Roi, Vivi! "Pra que se importar com gasolina, se o meu combustível é as suas correções?" (kkk brincadeira, nossa sou muito boa nisso!🤡)

Ok, vou esperar por sua análise ansiosa também gatinha!😚🧠
Preconceito Linguístico

Conforme o poema "Pronominais" de Oswald[…]

Segundo dados do relatório Livre para Menst[…]

eurodrigo anasilva1 Bia2201 3m1ly Gi[…]

Atualmente os jovens estão se sentido press[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM