• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#84726
Em 1903, Marie Curie ficou conhecida como "Mãe da física moderna", conquistando a atenção mundial, pelas suas admiráveis pesquisas. Contudo, tal fato, no cenário atual, não se faz íntegro, haja vista que a invisibilidade, no que tange às contribuições femininas, afeta várias cientistas da saúde e deixam seus legados esquecidos, ou seja, sem o reconhecimento social. Desse modo, nota-se que tanto o estigma social, quanto a desinformação do povo sustentam esse infeliz óbice.

É propício destacar, primeiramente, como o estigma relacionado à capacidade da mulher, sobre a temática, dificulta sua vivência de um reconhecimento bem-sucedido. Nesse âmbito, conforme a escritora nigeriana Chimamanda Adichie aborda, a rotulação de grupos sociais são responsáveis pela criação de histórias únicas, as quais são repletas de preconceito. À luz dessa lógica, tal pensamento pode ser atribuído à sociedade brasileira, na qual a escassa representatividade da mulher, quanto a divulgação frequente de seus méritos conquistados em prol da saúde, acarreta uma atitude preconceituosa em desqualificar seu trabalho, o que agrava, também, um cenário de descrença, posto que são avaliadas como incapazes de exercer beneficamente a sua aptidão. Dessa maneira, o combate dessa rotulação, associada à contribuição das mulheres na saúde, deve ser investido com eficiência.

Além disso, destaca-se, infelizmente, como a preocupante desinformação do círculo social, quanto a discussão sobre o tema, mostra-se lesivo a aclamação das mulheres no âmbito salutífero. Nesse viés, segundo o ilustre filósofo Jürgen Habermas, o método comunicativo é de grande relevância para o desenvolvimento do corpo cívico. No entanto, percebe-se, ainda, que os cidadãos, em sua maioria, se encontram sem a visibilidade necessária do assunto para discorrer sobre ele, gerando, consequentemente, um grande desconhecimento que acaba prejudicando a representação da colaboração feminina nessa área, o que contraria os valores defendidos pelo filósofo. Torna-se, assim, inadmissível no contexto atual que muitas dessas mulheres, supracitadas, não sejam reconhecidas pela população.

Portanto, é lúcido que medidas sejam tomadas para solucionar o empecilho. Para isso, compete ao Ministério da Educação, por meio de divulgações da mídia –como as redes sociais, que possuem uma ampla área de visibilidade populacional–, fazer uma seleção de algumas grandes mulheres contribuidoras da saúde e disseminar uma entrevista de suas conquistas, a fim de que o estigma social seja contido, e o tema seja abordado com mais competência no tecido social. Dessa maneira, várias mulheres serão reconhecidas mundialmente pelo seu trabalho, como a Marie Curie.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#84743
Oi, boa tarde, vou pontuar só o que eu olhei como "erro", lembrando que não tenho formação em letras

C1- alguns possíveis erros: SUA vivência, acho q tem algum erro nesse trecho
...rotulação de grupos sociais É responsável....
Encontram-SE, terceiro parágrafo
,no contexto atual,
Supracitadas não precisa dessa vírgula separando

C4- repetição do "dessa maneira"
#84758
leo1418 escreveu:Oi, boa tarde, vou pontuar só o que eu olhei como "erro", lembrando que não tenho formação em letras

C1- alguns possíveis erros: SUA vivência, acho q tem algum erro nesse trecho
...rotulação de grupos sociais É responsável....
Encontram-SE, terceiro parágrafo
,no contexto atual,
Supracitadas não precisa dessa vírgula separando

C4- repetição do "dessa maneira"
Olá, tudo bem @leo1418? espero que sim! 😸👍🏼

—o "sua" retoma a "mulher" antes do isolamento entre vírgulas. Então, creio eu que não haja um erro.
—"Supracitadas" Tem valor explicativo, então acho que também não seria um erro. Mas posso estar errada.

—Quanto a (C4), sinto muito, mas uma repetição não tira pontos, inclusive, sendo em parágrafos distantes.

Quanto ao resto da correção, obrigada! Tentarei ter mais atenção na próxima!
#85041
Eu gostei muito da redação, apesar de temas diferentes, usei o mesmo argumento que você, em relação a falta de debate e desinformação, a única diferença, é que Citei a Djamila Ribeiro em vez de Jürgen Habermas, por ela trazer o termo "invisibilidade" em seu repertório, convergindo com o a palavra chave do tema que era a mesma.
#85048
nandohsn escreveu:Eu gostei muito da redação, apesar de temas diferentes, usei o mesmo argumento que você, em relação a falta de debate e desinformação, a única diferença, é que Citei a Djamila Ribeiro em vez de Jürgen Habermas, por ela trazer o termo "invisibilidade" em seu repertório, convergindo com o a palavra chave do tema que era a mesma.
Olá, tudo bem!? Espero que esteja bem10! 😺👍🏼

Sério? Obrigada mesmo. Qual foi o tema que você produziu? Me marca lá para eu ler também, adoraria ver sua redação! A Djamila é mesmo incrível, já usei ela muitas vezes.
Invisibilidade na sociedade

O romance filosófico "Utopia", re[…]

Olá Hospedar , tudo bem? 😺👋🏻 &[…]

SKKSKDKDK JoaoPedro72 isso é uma obr[…]

Oie, vocês poderiam corrigir minha reda&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM