A princípio, vale citar que a ausência de relação afetiva, com a importância da história do País, é um dos impasses no qual ocorre pela carência de conhecimento patrimonial. Com isso, faz-se relevante analisar o conceito de "pensamento sistêmico", do sociólogo francês Edgar Morin, sendo um conjunto de partes— causas e efeitos— que se influenciam mutuamente. A partir disso, é válido dizer que essa questão é pertinente, uma vez que a ausência de educação patrimonial exerce uma influência nas ações de um indivíduo, visto que ele não desenvolve o respectivo apreço e respeito por essas artes culturais, gerando agressores que praticam o vandalismo, como expõe o portal de notícia brasileiro G1, ao anunciar que só em Campinas mais de 50% das obras se tornaram alvo de pichações e depredação. Assim, sendo imprescindível que haja um maior ensino sobre o assunto.
Outrossim, é a falta de investimento e incentivo à proteção, no qual gera uma percepção de abandono, das ações coordenadas, pelo poder público. Com isso, de acordo com o filósofo John Locke, o Estado deve garantir a manutenção do direito dos cidadãos de acesso à cultura e lazer. Todavia, nota-se que permanece a dificuldade desse regente em estimular práticas que solucionem e ajudem a população em preservar tais monumentos, como defesa do patrimônio, assim os recursos financeiros— na correção— tornam-se insuficientes, visto que o vandalismo se perpetua na sociedade. Logo, é imperioso atos que não só invistam na estrutura em geral, mas também na visão crítica de um indivíduo.
Sabendo disso, portanto, é fundamental mudanças nessas ocorrências problemáticas. O Poder público do Estado, junto do Congresso Internacional de Arquitetura e Técnicos dos Monumentos Históricos, devem criar uma eficiente promoção do combate ao vandalismo— contendo canais de denúncia e agentes especializados no estudo das obras— a fim de acabar com tal ato imoral e deixar as instalações preservadas de forma que gere o apreço da população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.