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#74101
Embora a Constituição Federal de 1988 afirme que todos têm direito ao lazer e ao esporte, verifica-se que, no Brasil hodierno, tal garantia não está sendo cumprida, uma vez que a inclusão de pessoas com deficiência no esporte é um desafio a ser superado. Nesse sentido, estratégias devem ser aplicadas para alterar essa situação que possui como causas: a ineficácia governamental e a insuficiência educacional.
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Mormente, vale pontuar que a inércia governamental corrobora o imbróglio. Consoante o filósofo Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo garantir o bem-estar da comunidade. No entanto, observa-se que isso não está sendo feito, uma vez que faltam medidas que facilitem a inserção de pessoas com necessidades especiais no esporte. Uma evidência disso é a escassez de profissionais qualificados — contratados pelas prefeituras — que ajudem essas pessoas a superarem dificuldades e, assim, conseguirem manter uma rotina de atividades lúdicas. Logo, investir na contratação e especialização de pessoas para ajudar os deficientes é de suma importância para incorporação destes no esporte.
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Ademais, a falta de uma educação voltada à inclusão configura-se como uma séria problemática. Na telenovela "Cúmplices de um Resgate" , o personagem Téo é um menino cego e seus amigos sempre o incluiram nas brincadeiras e desportos. Lamentavelmente, fora da trama, no ambiente escolar, os infantes não aprendem modalidades esportivas inclusivas na escola, já que atividades como o vôlei sentado — modalidade esportiva destinada às pessoas que não conseguem se locomover — não fazem parte do currículo de Educação Física, o que impede que a realidade vivida pelos deficientes na nação verde-amarela seja semelhante a de Téo. Em síntese, enquanto não houver uma mudança no componente curricular jovens especiais não conseguirão praticar atividades lúdicas.
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Dessarte, para que haja a inclusão de pessoas deficientes nos exercícios esportivos, urge que o Ministério da Educação — responsável por políticas voltadas à educação —, por meio da mudança no componente curricular da disciplina de Educação Física, obrigue o ensino de esportes que todos possam participar nas escolas. Outrossim, as prefeituras de cada município devem contratar e investir na capacitação de pessoas para ajudar os deficientes a praticarem esportes nas quadras existentes na cidade. Somente assim, todos terão o direito ao esporte garantido não só no plano teórico, mas também na prática.





Sou péssima em assuntos que envolvem esportes, mas espero que tenha conseguido fazer uma boa redação.

😃Sem pressa, quando e se puderem corrigir, agradeço. Se não der também, tudo bem.
@vitoriaca
@Dante
@francis
@helooo0
@Emily Silva [Te marcando por marcar kkkk, você deve estar bem ocupada e não aguenta mais me ver aqui, obrigada pelas correções]🤣
@cassiahso
@maiconpgtu
@jheromagnoli

Que Deus abençoe o dia de vocês, galera.🥰
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 183

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 189

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 177

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Se vocês puderem corrigir minha redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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