• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#67929
O "reality show" Norte-americano "Here Comes Honey Boo Boo", trouxe a veterana em concursos de beleza Alana Thompson como principal polêmica na série, após expor hábitos alimentares incorretos para uma criança e transformar assuntos problemáticos —como a obesidade— em piada e entretenimento. Além das telas, nota-se que embora a obesidade infantil seja uma importante discussão para a precaução de doenças futuras, ainda há uma predominante ausência de discernimento imediato dos malefícios decorrentes da situação. Nesse cenário, o descaso familiar e o sedentarismo emergem como empecilhos para a manutenção de uma vida saudável.

Sob essa perspectiva, é imperioso relatar o descuido familiar a cerca da permanência desse impasse. Segundo o alemão Friedrich Froebel, as experiências vividas na infância servem de influência no comportamento de uma pessoa em toda vida. Nesse sentido, tal afirmação torna fundamental o papel da família na construção de hábitos alimentares saudáveis na infância. Porém, muitos vão em desencontro com o educador, visto que pais e cuidadores têm se tornado negligentes em não rejeitarem alimentos considerados danosos— como as guloseimas calóricas— pelo receio de que as crianças parem de se alimentar adequadamente caso regras sejam impostas. Assim, fragilizam a autoridade na educação e evitam o assunto, já de início, devido a complexibilidade na orientação dessas crianças.

Outrossim, é o sedentarismo como combustível para a obesidade infantil. Apesar do empresário norte americano Steve Jobs declarar que à tecnologia move o mundo, é evidente, na atualidade, que ela também tem colaborado para a carência de exercício física, estimulando a falta de vida ativa, já que os celulares e televisões aparentam ser mais atraentes para a maioria das crianças. Nesse sentido, muitos pais acabam utilizando desses meios até mesmo para manter esses indivíduos ocupados em seu momento de lazer, não sendo modelos de uma vida saudável e muito menos estabelecendo limites para que os filhos possam tirar proveito das brincadeiras —nadar, correr e jogar bola— como principal combate ao sedentarismo.

Infere-se, portanto, que o descaso familiar e o sedentarismo são um grande desafio no Brasil. Sendo assim, o Governo Federal por meio de diretrizes nacionais e reguladas pela Agência Nacional de Vigiliancia Sanitária (ANVISA), deve estabelecer cartilhas de alimentos não saudáveis e os riscos à saúde, como principal exemplo a obesidade infantil —visando despertar o senso crítico dos pais sobre a importância de regular essa lista errônea—. Ademais, que a mídia proporcione por intermédio de publicações efetivas, aulas virtuais de exercícios físicos em familia — impedindo o desenvolvimento de futuras crianças sedentárias—. Só assim evitaremos uma visão problemática como a do "reality show".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#67969
Oi, @EmillyySilva!

Introdução
O "reality show" Norte-americano "Here Comes Honey Boo Boo", trouxe a veterana em concursos de beleza Alana Thompson como principal polêmica na série, após expor hábitos alimentares incorretos para uma criança e transformar assuntos problemáticos —como a obesidade— em piada e entretenimento. Além das telas, nota-se que embora a obesidade infantil seja uma importante discussão para a precaução de doenças futuras, ainda há uma predominante ausência de discernimento imediato dos malefícios decorrentes da situação. Nesse cenário, o descaso familiar e o sedentarismo emergem como empecilhos para a manutenção de uma vida saudável.
Sua introdução está bem feita, mas possui um repertório que a meu ver encaixa muito bem no tema, só que faltou na sua problematização conectá-lo melhor. Já a tese, está ok e apresenta os dois argumentos explícitos, o que é ótimo já que demonstra projeto de texto.

Desenvolvimento 1
Sob essa perspectiva, é imperioso relatar o descuido familiar a cerca (1) da permanência desse impasse. Segundo o alemão Friedrich Froebel (2), as experiências vividas na infância servem de influência no comportamento de uma pessoa em toda vida. Nesse sentido, tal afirmação torna fundamental o papel da família na construção de hábitos alimentares saudáveis na infância. Porém, muitos vão em desencontro com o educador, visto que pais e cuidadores têm se tornado negligentes em não rejeitarem alimentos considerados danosos— como as guloseimas calóricas— pelo receio de que as crianças parem de se alimentar adequadamente caso regras sejam impostas. Assim, fragilizam a autoridade na educação e evitam o assunto, já de início, devido a complexibilidade na orientação dessas crianças.
1 - O correto é "acerca" junto, pois tem sentido de conversa sobre algum assunto. Já "a cerca" separado tem sentido de proximidade a algum lugar.
2- É interessante falar o que ele é, ex: filósofo, professor, sociólogo, etc. Porém, no decorrer do parágrafo você disse que é um educador, então ok, só que tente deixar isso explícito de início logo.
Seu desenvolvimento está bem feito, seu repertório é coerente com a causa e sua boa argumentação fez com que ele se tornasse produtivo.

Desenvolvimento 2
Outrossim, é o sedentarismo (3) como combustível para a obesidade infantil. Apesar do empresário norte americano (4) Steve Jobs declarar que à (5) tecnologia move o mundo, é evidente, na atualidade, que ela também tem colaborado para a carência de exercício física (6), estimulando a falta de vida ativa, já que os celulares e televisões aparentam ser mais atraentes para a maioria das crianças. Nesse sentido, muitos pais acabam utilizando desses meios até mesmo para manter esses indivíduos ocupados em seu momento de lazer, não sendo modelos de uma vida saudável e muito menos estabelecendo limites para que os filhos possam tirar proveito das brincadeiras —nadar, correr e jogar bola— como principal combate ao sedentarismo.
3 - Senti falta de um complemento. "É o sedentarismo...", ficou um pouco desconexo, então dê uma contextualizada até mesmo para inserir a causa no tópico frasal (muito brevemente).
4 - "norte-americano" tem hífen.
5 - Crase errada. Nesse caso o "a" não possui crase!
6 - "físico".
Gostei da conexão que você fez do repertório com a causa do tema. Sua argumentação também está boa, só aconselho a fazer o fechamento do parágrafo ao final.

Conclusão
Infere-se, portanto, que o descaso familiar e o sedentarismo são um grande desafio no Brasil (7). Sendo assim, o Governo Federal (8) por meio de diretrizes nacionais e reguladas pela Agência Nacional de Vigiliancia Sanitária (ANVISA) (9), deve estabelecer cartilhas de alimentos não saudáveis e os riscos à saúde (10), como principal exemplo a obesidade infantil (11) —visando despertar o senso crítico dos pais sobre a importância de regular essa lista errônea— (12). Ademais, que (13) a mídia proporcione (14) (15) por intermédio de publicações efetivas (16), aulas virtuais de exercícios físicos em familia (17) (18) — impedindo o desenvolvimento de futuras crianças sedentárias (19)(20). Só assim evitaremos (21) uma visão problemática como a do "reality show".
7 - Aqui você fez uma breve retomada, mas aconselho a citar o tema e dar a entender que irá introduzir sua proposta de intervenção.
8 - Agente 1
9 - Meio/modo 1
10 - Ação 1
11 - Acredito que seja um detalhamento, mas está bem fraco.
12 - Efeito/finalidade 1
13 - Tire esse "que".
14 - Ficaria melhor "deve proporcionar".
15 - Agente 2
16 - Meio/modo 2
17 - "família" com acento agudo no i.
18 - Ação 2
19 - Efeito/finalidade 2
20 - Não há necessidade do travessão ao final da ideia, já que tem o ponto final.
21 - Seja impessoal. Não use primeira pessoa!
Sua primeira proposta parece estar completa, apesar do detalhamento ser fraco ou não muito evidente. Já a segunda proposta falta de fato o detalhamento. Meu conselho é deixar o detalhamento mais evidente nas próximas redações para não correr o risco de perder 40 pontos na C5. De resto, suas propostas abrangem as duas causas do problema e não apenas uma, isso é ótimo!

Muito bom seu texto, mas se atente aos desvios (C1 prejudicada), na C3 atente-se a arrematações de parágrafo e alguns trechos desconexos, na C5 deixe o detalhamento mais evidente. Parabéns e sucesso...
Atenciosamente,
Ashiley
#68071
Ashiley escreveu:Oi, @EmillyySilva!

Introdução
O "reality show" Norte-americano "Here Comes Honey Boo Boo", trouxe a veterana em concursos de beleza Alana Thompson como principal polêmica na série, após expor hábitos alimentares incorretos para uma criança e transformar assuntos problemáticos —como a obesidade— em piada e entretenimento. Além das telas, nota-se que embora a obesidade infantil seja uma importante discussão para a precaução de doenças futuras, ainda há uma predominante ausência de discernimento imediato dos malefícios decorrentes da situação. Nesse cenário, o descaso familiar e o sedentarismo emergem como empecilhos para a manutenção de uma vida saudável.
Sua introdução está bem feita, mas possui um repertório que a meu ver encaixa muito bem no tema, só que faltou na sua problematização conectá-lo melhor. Já a tese, está ok e apresenta os dois argumentos explícitos, o que é ótimo já que demonstra projeto de texto.

Desenvolvimento 1
Sob essa perspectiva, é imperioso relatar o descuido familiar a cerca (1) da permanência desse impasse. Segundo o alemão Friedrich Froebel (2), as experiências vividas na infância servem de influência no comportamento de uma pessoa em toda vida. Nesse sentido, tal afirmação torna fundamental o papel da família na construção de hábitos alimentares saudáveis na infância. Porém, muitos vão em desencontro com o educador, visto que pais e cuidadores têm se tornado negligentes em não rejeitarem alimentos considerados danosos— como as guloseimas calóricas— pelo receio de que as crianças parem de se alimentar adequadamente caso regras sejam impostas. Assim, fragilizam a autoridade na educação e evitam o assunto, já de início, devido a complexibilidade na orientação dessas crianças.
1 - O correto é "acerca" junto, pois tem sentido de conversa sobre algum assunto. Já "a cerca" separado tem sentido de proximidade a algum lugar.
2- É interessante falar o que ele é, ex: filósofo, professor, sociólogo, etc. Porém, no decorrer do parágrafo você disse que é um educador, então ok, só que tente deixar isso explícito de início logo.
Seu desenvolvimento está bem feito, seu repertório é coerente com a causa e sua boa argumentação fez com que ele se tornasse produtivo.

Desenvolvimento 2
Outrossim, é o sedentarismo (3) como combustível para a obesidade infantil. Apesar do empresário norte americano (4) Steve Jobs declarar que à (5) tecnologia move o mundo, é evidente, na atualidade, que ela também tem colaborado para a carência de exercício física (6), estimulando a falta de vida ativa, já que os celulares e televisões aparentam ser mais atraentes para a maioria das crianças. Nesse sentido, muitos pais acabam utilizando desses meios até mesmo para manter esses indivíduos ocupados em seu momento de lazer, não sendo modelos de uma vida saudável e muito menos estabelecendo limites para que os filhos possam tirar proveito das brincadeiras —nadar, correr e jogar bola— como principal combate ao sedentarismo.
3 - Senti falta de um complemento. "É o sedentarismo...", ficou um pouco desconexo, então dê uma contextualizada até mesmo para inserir a causa no tópico frasal (muito brevemente).
4 - "norte-americano" tem hífen.
5 - Crase errada. Nesse caso o "a" não possui crase!
6 - "físico".
Gostei da conexão que você fez do repertório com a causa do tema. Sua argumentação também está boa, só aconselho a fazer o fechamento do parágrafo ao final.

Conclusão
Infere-se, portanto, que o descaso familiar e o sedentarismo são um grande desafio no Brasil (7). Sendo assim, o Governo Federal (8) por meio de diretrizes nacionais e reguladas pela Agência Nacional de Vigiliancia Sanitária (ANVISA) (9), deve estabelecer cartilhas de alimentos não saudáveis e os riscos à saúde (10), como principal exemplo a obesidade infantil (11) —visando despertar o senso crítico dos pais sobre a importância de regular essa lista errônea— (12). Ademais, que (13) a mídia proporcione (14) (15) por intermédio de publicações efetivas (16), aulas virtuais de exercícios físicos em familia (17) (18) — impedindo o desenvolvimento de futuras crianças sedentárias (19)(20). Só assim evitaremos (21) uma visão problemática como a do "reality show".
7 - Aqui você fez uma breve retomada, mas aconselho a citar o tema e dar a entender que irá introduzir sua proposta de intervenção.
8 - Agente 1
9 - Meio/modo 1
10 - Ação 1
11 - Acredito que seja um detalhamento, mas está bem fraco.
12 - Efeito/finalidade 1
13 - Tire esse "que".
14 - Ficaria melhor "deve proporcionar".
15 - Agente 2
16 - Meio/modo 2
17 - "família" com acento agudo no i.
18 - Ação 2
19 - Efeito/finalidade 2
20 - Não há necessidade do travessão ao final da ideia, já que tem o ponto final.
21 - Seja impessoal. Não use primeira pessoa!
Sua primeira proposta parece estar completa, apesar do detalhamento ser fraco ou não muito evidente. Já a segunda proposta falta de fato o detalhamento. Meu conselho é deixar o detalhamento mais evidente nas próximas redações para não correr o risco de perder 40 pontos na C5. De resto, suas propostas abrangem as duas causas do problema e não apenas uma, isso é ótimo!

Muito bom seu texto, mas se atente aos desvios (C1 prejudicada), na C3 atente-se a arrematações de parágrafo e alguns trechos desconexos, na C5 deixe o detalhamento mais evidente. Parabéns e sucesso...
Atenciosamente,
Ashiley
muito obrigada Ash♡ terei mais atenção em relação aos pontos citados.( adorei sua correção!)
Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Emily Silva muito obrigada😃! Quando disse que […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM