Avatar do usuário
Por Nane129
Quantidade de postagens
#126998
Conforme os últimos dados segundo o Instituto de pesquisa econômica aplicada (ipea) ,o Brasil tem pelo menos 800 mil catadores de reciclagem. Esse trabalho sendo essencial para o meio ambiente e a limpeza das ruas , Apesar desse papel indispensável que o Catador de matérias recicláveis desempenha em nossa sociedade,eles não ganham por seu trabalho.Quando vendem o seu material de coleta para uma cooperativa eles só recebem o preço estabelecido pela indústria de cada material .
Além disso a vida dos catadores de "lixo" da forma que os conhecemos, não é nada fácil, eles enfrentam diversas dificuldades sofre uma sobre carga por levantar e carregar peso podendo sofrer lesões na coluna e no tornozelos por carregarem muito peso e sofrer algum ferimento por pegar em vidros sem proteção .Os registros da (ipea) indicam que chegam a 1,4 milhões de famílias brasileiras que sobrevivem do lixo.
Outra fator existente são os riscos a saúde que eles são expostos , tendo mais probabilidade de doenças como leptospirose , dermatite de contato , infecções gástricas e verminose .Ainda convém lembrar da discriminação social que esses trabalhadores sofrem , eles são marginalizados por cantarem aquilo que a sociedade de consumo rejeitou, além de correr o risco de serem atropelados e destruírem aquilo que conseguirem com muitos dias e esforços . E fundamental a empatia , e se colocarmos no lugares desses catadores.
O investimento e foco na reciclagem trazem benefícios importantes como a preservação da natureza ,economia de Portanto, cabe à iniciativa privada, de energia e transporte, gerando emprego e renda , além maior conscientização coletiva sobre as questões ambientais, Portanto, cabe à iniciativa privada, em parceria com os estados e municípios, promover a infraestrutura e incentivoa fiscais, assim melhorando a vida dos catadores de reciclagem no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Nayanne
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#127002
Tudo bem? Não sou nenhuma corretora, mas posso pontuar algumas coisas.
Sua argumentação é boa, no entanto na introdução você precisa associar seu repertório com o tema principal, além de demonstrar duas causas para que a temática não seja efetivada.

Ex: Na célebre obra cidadão de papel do jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein, é demonstrado a restrição dos direitos dos cidadãos ao papel. Diante disso, o apresentado pelo jornalista aproximasse da realidade social brasileira, uma vez que [PROBLEMÁTICA] perdura no tecido social. Nesse contexto, é lícito postular a [CAUSADOR], como também [CAUSADOR] como contribuintes dessa problemática.


Nos desenvolvimentos é imprescindível o uso de tópicos frasais
Ex: diante desse cenário, é lícito postular [Causador] como potencializador desse revés.
Ademais, de uma revisada em como melhor organizar seus desenvolvimentos.

Conclusão:
Bom, a conclusão conta com o tópico frasal, além de ter 5 pilares fundamentais, são eles:
Agente
Detalhamento
Meio
Modo
Finalidade

Ex: o ministério da educação- órgão responsável pelo sistema educacional brasileiro, deve, por meio de ações sociais promover a ampliação do desenvolvimento de palestras e estudos....., a fim de minimizar [problemática], além de ampliar a educação em relação....

Bom, espero ter ajudado.
0
Avatar do usuário
Por Sooofll
Quantidade de postagens Amigos
#127003
Oi, Nane. Tudo bem?
Vi sua redação. Quero avisar que não sou nenhuma especialista, mas estou disposta a te ajudar em pontos que eu notei.

Bom, vamos lá,

Introdução:
Conforme os últimos dados segundo o Instituto de p(P)esquisa e(E)conômica a(A)plicada (ipea - IPEA) ,o Brasil tem pelo menos 800 mil catadores de reciclagem. (À vista disso,) esse trabalho, sendo essencial para o meio ambiente e a limpeza das ruas , A(a)pesar desse (de ter um) papel indispensável que o C(c)atador de matérias recicláveis (repetitivo) desempenha em nossa sociedade, eles não ganham por seu trabalho(melhore a formalidade das palavras) . (Conectivo) Quando vendem o seu material de coleta para uma cooperativa eles só recebem o preço estabelecido pela indústria de cada material .

Sua introdução, apesar de conter repertório e contextualização não possui apresentação das teses.


D1:
  • Além disso
(Não use esse conectivo no D1) a vida dos catadores de "lixo" da forma que os (conhecemos se refere à vida, então, não precisa do artigo "os") conhecemos não é nada fácil, eles enfrentam diversas dificuldades sofre uma sobre carga por levantar e carregar peso podendo sofrer lesões na coluna e no tornozelos por carregarem muito peso e sofrer algum ferimento por pegar em vidros sem proteção .Os registros da (ipea - IPEA) indicam que chegam a 1,4 milhões de famílias brasileiras que sobrevivem do lixo.

- É necessário que você apresente os causadores do desafio. O texto dissertativo-argumentativo não quer que você especifique o desafio em si, mas sim os causadores e sua solução. Você até pode apresentar as consequências, mas os desenvolvimento são voltados à causa da problemática.
- O desenvolvimento deve conter: Tópico frasal, repertório, argumentação e fechamento.

D2:
Outra fator existente são os riscos a saúde que eles são expostos , tendo mais probabilidade de doenças como leptospirose , dermatite de contato , infecções gástricas e verminose . Ainda convém, lembrar da discriminação social que esses trabalhadores sofrem , eles são marginalizados por cantarem (?) aquilo que a sociedade de consumo rejeitou, além de correr o risco de serem atropelados e destruírem aquilo que conseguirem com muitos dias e esforços . E fundamental a empatia , e se colocarmos no lugares desses catadores. [Fechamento]

-Novamente, volto a falar que, você pode sim trazer as consequências do imbróglio , mas o desenvolvimento é voltado a explicação do causador(tese).
São os mesmo eventos do D1.
À discriminação social e a marginalização, por exemplo, como você citou, poderiam ser os causadores.

Conclusão:
O investimento e foco na reciclagem trazem benefícios importantes como a preservação da natureza (e da) economia . Portanto, cabe à iniciativa privada, de energia e transporte, gerarndo emprego e renda , além de uma maior conscientização coletiva sobre as questões ambientais. Portanto (repetição de conectivo) , cabe à iniciativa privada, em parceria com os estados e municípios, promover a infraestrutura e incentivoa fiscais, assim melhorando a vida dos catadores de reciclagem no Brasil.

A conclusão possui 3 dos 5 elementos da conclusão.
Faltou detalhamento e meio.
Além disso. Está muito confusa. Divida ela em três períodos .

É isso, amiga.
Continue enviando redação, irei tentar corrigir com o maior prazer .
Bons estudos!

Continue a nadar, continue a nadar....
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
208 Exibições
por Thamires444
0 Respostas 
55 Exibições
por Iasmimnunes
0 Respostas 
63 Exibições
por Matheus009
0 Respostas 
455 Exibições
por nyribeiro
0 Respostas 
124 Exibições
por mariasena
0 Respostas 
85 Exibições
por annydograu
0 Respostas 
176 Exibições
por Elizama08
0 Respostas 
107 Exibições
por jenyfferoli
Desmatamento(1* redação teste)
por maff    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por maff
1 Respostas 
136 Exibições
por Synki

Steve Jobs - inventor e criador da Apple - uma vez[…]

Em "Utopia", obra liter&aacut[…]

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM