Avatar do usuário
Por R1000
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#94682
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo (6°), o direito à previdência social, como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se revergado com ênfase, na prática, quando se observa o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social, tão importante. Vendo que esse acaso se relaciona ao século XIX; as sequelas pós pandemia e Tabu dos pacientes, criando assim uma bolha sóciocultural.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as doenças psicológica, nesse sentido, em decorrência do Covid 19, coronavírus, trouxe a pandemia e deixou muitas vítimas presos em suas casas, sendo frágeis as doenças mentais: depressão, ansiedade e etc, inclusive mais os jovens que ao encarar a sociedade pela primeira vez. São as principais vítimas da ansiedade. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke configura-se na violação do "Contrato Social", já que o Estado ainda não toma as providências cabíveis para conter o tabu das vítimas.

Ademais e fundamental apontar esse tabu, como impulsionador da mais agravançaria do medo do sujeito ao tentar expor seu problema ao medo do preconceito que é bastante decorrente na sociedade brasileira atual. Como no filme Coringa (2019), monstra o principal personagem interpretado por Joaquin Phoenix, sofre uma doença mental e ignorado totalmente pela sociedade, onde por esses preconceitos é problemas, se torna o famoso Coringa, o vilão mais famoso das ficções. Diante de tal exposto é inadmissível que esse problema decorra e continuem normalmente.

Deprende-se, portanto, a necessidade de combater esse problema, para isso é imprescindível que o Governo federal, por intermédio de verbas governamentais, com campanhas publicitárias e mais psicólogos na ativa, para auxiliar o leitor a compreender o problema e tentar solucionar de modo de minimizar o impacto psicológico pôr o fim ao preconceito. Assim, se consolidará uma sociedade mais habitual onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social" tal como Jonh Locke afirma, e por fim estourando a bolha.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Casey12
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#94691
Ola, tudo bem? Vou te dá uma breve correção
É notável que elabora sua redação com os critérios exigidos e respeitando as competências, com algumas falhas mais graves no pontuação que deve alguns trucamentos no seu desenvolvimento, poderia detalhar melhor sua conclusão deixando claro ao leitor cada elemento. Repertório produtivo, mas uma sugestão seria quando for usar um repertório específico como : filmes, séries ou documentário, que não seja os " coringas " procure usa-lo na sua introdução, assim você pode retoma-lo ao longo do texto, dando exemplos ou consequências da problemática. Dessa maneira, aumenta sua pontuação na competência 3 que valoriza esse projeto de texto. Espero ter ajudado, bons estudos e continue treinando 💞


( receberá a base da nota)
1
Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94699
R1000 escreveu:@abiaacs pfv
bom dia, R.

estou seguindo uma linha cronológica para corrigir as redações na qual fui marcada. Espero que você tenha paciência, pois tem umas redações na sua frente. Mas pode ficar tranquilo que eu irei corrigi-la. ❤

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
0
Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94816
bom dia, R.

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

AC - sigla para "Ausência de conectivo";
PC - sigla para "Palavras Centrais", são elas que fazem com que não haja fuga do tema;
TF - sigla para "Tópico Frasal";
[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

TEMA: presumo que seja "os estigmas associado às doenças mentais na sociedade brasileira"

PC: estigma, doenças mentais e sociedade brasileira.

{1- A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo (6°), o direito à [previdência] (assistência) social, como inerente a todo cidadão brasileiro.} Conquanto, tal prerrogativa não tem se [revergado] (reverberado) com ênfase[,] na prática, quando se observa o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social, tão importante. {AC} [Vendo] (é visível) que esse acaso se relaciona ao século XIX (e possui como causas)[;] (a ausência de ações governamentais frente) as sequelas pós pandemia e (o) Tabu dos pacientes {somente eles que possuem esses tabus ou é a sociedade no geral?}, criando(,) assim(,) uma bolha [sóciocultural] (sociocultural, o qual faz surgir mais estigmas a respeito das doenças psicológicas, no Brasil).

{1}: repertório sem nexo com o tema. Coloque "Assistência social" para que "case" melhor com o tema.

[Em primeira análise] (Diante desse cenário), deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as doenças psicológica(s), [nesse sentido,] (principalmente em época de pandemia. Nesse sentido, a) [em decorrência do] Covid 19, [coronavírus,] trouxe a pandemia e deixou muitas vítimas presos em suas casas, sendo frágeis as doenças mentais[:] (como) depressão[,] (e) ansiedade [e etc,] {2- inclusive mais os jovens que ao encarar a sociedade pela primeira vez[.](,) São as principais vítimas da ansiedade} {pq elas são as principais vítimas dessa doença? argumente mais}. (Sob) Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke(, essa atitude do governo) configura-se [na] (como) violação do "Contrato Social", já que o Estado ainda não toma as providências cabíveis para conter {3- o tabu das vítimas}. {ausência do TF de finalização e má organização do TF de argumentação}

{2}: na introdução você deixou claro que iria discutir sobre as doenças mentais no contexto pós pandêmico, mas somente nesse trecho é que você fala sobre. Isso pode ser visto como má organização e fuga de sua própria proposta. cuidado!

{3}: Tabu? mas nesse parágrafo não estamos discutindo sobre a ausência de ações governamentais que combatam essas doenças? logo, temos que apresentar um repertório que condiz com os nossos argumentos. Deixe para falar dos Tabus no D2.

Ademais(,) [e] (é) fundamental apontar [esse] (o) tabu {de quem?} [,] como (agravante das doenças mentais no país.) {4- impulsionador da mais agravançaria do medo do sujeito ao tentar expor seu problema ao medo do preconceito que é bastante decorrente na sociedade brasileira atual}. {AC} {5- Como no filme Coringa (2019), monstra o principal personagem(,) interpretado por Joaquin Phoenix, sofre(ndo) uma doença mental e ignorado totalmente pela sociedade, [onde] (em que) por esses preconceitos [é] (e) problemas, se torna o famoso [Coringa, o] vilão [mais famoso] das ficções(, "O Coringa")}. Diante de tal exposto é inadmissível que esse problema [decorra e] continue[m] (a ocorrer) normalmente(, no meio da sociedade brasileira). {ausência do TF de argumentação}

{4}: organize melhor esse tópico frasal, muito confuso.

{5}: quando citamos um filme ou qualquer obra fictícia temos que fazer um paralelo com a realidade, então procure melhorar seu repertório também.

[Deprende-se] (Depreende-se), portanto, a necessidade de combater esse problema[,](. Sendo assim,) [para isso] é imprescindível que o Governo federal {seja mais específico quanto ao agente), por intermédio de verbas governamentais, (deve realizar) [com] campanhas publicitárias e (contratar) mais psicólogos [na ativa] (nos hospitais e postos públicos), para auxiliar [o leitor] ( a sociedade) a compreender o(s) problema(s) e tentar solucionar de modo [de] (a) minimizar o impacto psicológico (e) pôr o fim ao preconceito. [Assim] (Nesse viés), se consolidará uma sociedade mais [habitual onde] (humanitária, estourando a bolha e, também,) o Estado desempenha(rá) corretamente seu "Contrato Social" tal como [Jonh] (John) Locke afirma[, e por fim estourando a bolha]. {ausência do detalhamento}

OBS. vejo que você algumas dificuldades na escrita de seus desenvolvimentos, para isso estarei deixando uns vídeos, o qual recomendo que estude e reescreva essa redação. Além disso, nas próximas redações procure colocar o título, para que o pessoal consiga corrigir da melhor maneira as suas redações. Se você quiser, e acho por bem fazer, reveja as suas redações, aquelas que você já postou aqui no fórum e corrija-as através da correção dessa, pois acredito que será uma boa maneira de você fixar as correções e melhorar a escrita. Parabéns pela conclusão, só senti falta do detalhamento e para isso procure detalhar o Agente, acho que é a melhor maneira de fazer isso. Espero ter ajudado, abraços! ❤

DESENVOLVIMENTO:

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
0
Avatar do usuário
Por R1000
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#94830
@abiaacs eu corrigir isso na 2 redação eu acho
0
preconceito linguístico

"Tapete vermelho" retrata a falt[…]

"Tapete vermelho" retrata a falt[…]

O senado federal do Brasil completou seus 200 anos[…]

O servidor público desempenha um papel fund[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM